PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publica editais de Bolsas de Iniciação

Ao todo, sete novas bolsas serão ofertadas; submissão de projetos vai de 6 a 12 de fevereiro

Publicada em 02/02/2017 Atualizada há 12 meses

Interessados devem atentar aos prazos do cronograma dos processos seletivos

A Assessoria de Inovação Tecnológica, setor integrante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi), divulgou dois editais para a submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação. Com sete vagas de bolsa, os interessados poderão inscrever-se, via SUAP, entre os dias seis e 12 de fevereiro.

Confira os editais:

Edital Nº 02/2017 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM)

A submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), regido pelo Edital nº 2/2017, da Propi/IFRN, que segue o que reza a Resolução Normativa nº 017, de 6 de julho de 2006, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ​é voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de cursos técnicos de nível médio. Para esse edital serão concedidas até seis bolsas​, com valor de R$ 100,00, implantadas a partir do mês de março de 2017.

Os requisitos para a participar do projeto vão desde a matrícula em um único curso técnico do IFRN até ter o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior à média da Instituição, dentre outros. A coordenação e o projeto em si também devem seguir algumas diretrizes. Para saber mais, acesse o Edital PIBIC-EM 2017.

Edital Nº 03/2017 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

Também seguindo as determinações da Resolução Normativa nº 017, do CNPQ, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação vem a público através do EDITAL Nº 03, também da Propi/IFRN.

O programa visa estimular estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Destinado a instituições de ensino e/ou pesquisa que atuam na área tecnológica e de inovação, o PIBITI é focado naquelas que mantêm comprovada interação com empresas e/ou com a comunidade, e cujos bolsistas participem de projetos vinculados a empresas e/ou organizações;

A bolsa única para o projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem valor mensal de R$ 400,00 e também será implantada a partir do mês de março de 2017, com duração de cinco meses. O Edital nº 3 (disponível aqui) traz todas as informações necessárias à submissão do projeto.

Cronograma
O prazo para submissão, seleção de projetos e divulgação de resultados é o mesmo para ambos os editais, as datas estão divulgadas na tabela abaixo.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

DATA/PRAZO

Submissões de projetos de pesquisa

De 06 a 12/02/2017