Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SESSÃO SOLENE

Novos profissionais de Química e TADS são graduados no Campus Pau dos Ferros

Solenidade de Colação de Grau aconteceu na noite desta quinta-feira (10), no IFRN

Publicada em 12/05/2018 Atualizada há 12 meses

Novos graduados posam para foto com o Reitor do IFRN e demais autoridades da Solenidade. Foto: Vicente Gabriel.

Formar profissionais-cidadãos: uma das filosofias do IFRN foi, mais uma vez, reiterada na noite da última quinta-feira (10), em sessão solene de Colação de Grau, através da qual 18 formandos do Campus Pau dos Ferros foram decretados, de fato de direito, graduados.


A Solenidade foi presidida pelo Magnífico Reitor do IFRN, Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, que outorgou o grau a 14 formandos do curso de Licenciatura Plena em Química e a 4 de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).


Declarada aberta a Cerimônia pelo Reitor, a formanda Elenilza Rodrigues Dias proferiu o juramento protocolar. Na sequência, o formando Sávio Rennan Menêzes Melorequereu a concessão do diploma em nome dos demais formandos. 


Realizada a outorga do grau, deu-se início aos discursos e homenagens, inclusive a concessão das láureas acadêmicas. Do Curso de Química, a láurea foi concedida à Aline Carmosina da Silva Queiroz, já no curso de TADS, o aluno laureado foi Sávio Rennan Menêzes Melo.


DISCURSOS QUE EMOCIONAM


Orador

O Orador da Solenidade, o aluno Pedro Henrique da Silva Gomes, emocionou os presentes com o seu discurso, que trouxe à tona resgate da trajetória acadêmica ao longo da graduação, reconhecendo a importância da contribuição que a diversidade de formandos colaborou na formação de cada um. O orador destacou agradecimento aos familiares, especialmente aos pais. Servidores e o IFRN também receberam reconhecimento: “Ao IFRN, nosso agradecimento por toda a acolhida ao longo desses anos. Obrigado por sempre nos ajudar a ousar voos mais altos em busca do melhor. As oportunidades aqui agarradas serão experiências que levaremos para o resto das nossas vidas, tenham certeza disso! O IFRN sempre será nosso lugar”.


Paraninfa
A Paraninfa Ayla Márcia Cordeiro Bizerra fez uso da palavra com um discurso que abortou, entre outros pontos, reconhecimento e conselhos para a carreira humano-profissional em favor da sociedade, inclusive aos menos favorecidos: “Vocês têm uma arma poderosíssima nas mãos: a educação. Somente através da educação é que se pode mudar o mundo e transformar vidas. Usem dela para falar em nome daqueles que não tem voz, daqueles que a vida não ofereceu nenhum privilégio, ajudem tantos a mudar a realidade de suas existências, assim como vocês estão mudando hoje a realidade! (...) Retribuam com o amor o que aqui vocês receberam.”


Diretora Geral
A Professora Antonia Francimar da Silva, gestora do Campus Pau dos Ferros, parabenizou a todos, em especial os formandos, enfatizando em suas palavras a importância da formação humanística na carreira: “Mais uma vez agradeço a Deus a honra de estar aqui testemunhando a entrega de novos professores e tecnólogos para prestar serviços à sociedade. Nós nos sentimos muito honrados em ter participado desta etapa da vida de vocês, felizes com a entrega de professores e tecnólogos, para prestarem serviços à sociedade, um serviço que com certeza será prestado com competência, ética e dedicação, porque são valores ensinados culturalmente nesta Instituição e que vocês também já trouxeram junto dos seus, das suas famílias. (...) E lembrem-se: o mundo está precisando de mais humanidade que de ciências. Se tivéssemos uma verdadeira integração entre a técnica e a ética não teríamos nem mais um ser humano, sobre a face da terra, morrendo de fome ou da intolerância dos povos. Antes da técnica, a ética; antes da ciência, a arte; antes do ter, o ser”. (...) Em nome desta Instituição e deste Campus, desejo a todos e todas que não permitam que ninguém tire de vocês a esperança de um mundo melhor e que todos busquem a realização dos seus projetos. (...)”


Reitor
O Reitor do IFRN, Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, cumprimentou os presentes e parabenizou os formandos e demais envolvidos. O Reitor reiterou a importância da formação humanística embutida na formação profissional a fim de que profissionais prestem contribuição para uma sociedade mais justa: "(...) Os momentos que nós estamos vivendo é de uma sociedade intolerante, discriminatória, preconceituosa, uma sociedade que não valoriza o outro na sua singularidade. (...) E aí, meus caros colegas químicos e tecnólogos, precisamos enxergar o nosso fazer acadêmico e fazer profissional, com o olhar de que o outro é tão importante na vida de cada um de nós, como cada um de nós mesmos. (...)"


Encerrada a sessão solene, os formandos, padrinhos, familiares, servidores, amigos e convidados comemoraram a tão aguardada graduação. O Campus Pau dos Ferros parabeniza a todos os formandos e familiares, desejando-lhes sucesso em suas missões pessoais e profissionais.


Na manhã da sexta-feira (11), ainda em visita ao Campus, o Reitor deixa mensagem especial e de felicitação aos novos graduados:

MENSAGEM ESPECIAL DO REITOR

"Aos nosso professores e tecnólogos, ontem formados, quero transmitir o meu voto de sucesso como profissionais. Esse voto está alicerçado no trabalho que eu sei que foi desenvolvido durante a formação de cada um deles. Sei das dificuldades, do nível de exigência, mas sei também que eles tiveram uma preparação além da formação técnica, que tiveram uma formação humanista, de saber lidar com o outro, de saber lidar com seus alunos, construindo um diálogo mais fraterno, mais humano, para fazer com que esses estudantes tenham um aprendizado também integral. Aos tecnólogos, nós temos uma expectativa de que muito em breve eles estarão atuando no mundo do trabalho como um expoente, porque o trabalho realizado nos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em especial aqui no Campus de Pau dos Ferros, é um trabalho voltado para uma formação técnica extremamente profissional, mas que tem também uma formação dialogal com o mercado de trabalho, com as relações sociais, com as relações interpessoais. Portanto, esse tecnólogo, ele não é só um tecnólogo na sua essência de formação técnica, mas é um tecnólogo diferenciado por saber lidar com as condições e as realidades da nova sociedade tecnológica. Eu não tenho dúvidas de que esses novos profissionais farão muito sucesso e engrandecerão nome do IFRN, do Campus Pau dos Ferros. Sucesso e um grande abraço a todos!"
Wyllys Farkatt, Reitor do IFRN.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

27/01/2017: Formandos de cursos de Química e TADS são oficialmente graduados durante Colação de Grau.
30/05/2014: Campus Pau dos Ferros forma sua segunda turma de curso superior.
23/11/2013: Câmpus Pau dos Ferros forma sua 1ª turma de graduação.