Mulheres do Alto Oeste potiguar comemoram conclusão do curso de Costureira

Certificação aconteceu na tarde de ontem (16), no Auditório Ariano Suassuna

Publicada em 17/11/2017 Atualizada há 1 ano

Mulheres posam para foto após certificação, ao lado de servidores do IFRN e convidados. Foto: João Luiz Pereira, aluno e bolsista da Comunicação

Ontem, 16, o Campus Pau dos Ferros do IFRN teve a honra de realizar a solenidade de entrega de certificados a 28 mulheres concluintes do curso de "Costureira: tecendo identidades, bordando trajetos e alinhavando empoderamento", ofertado via Programa Mulhres Mil.

Após serem apresentadas, as mulheres, familiares, servidores e autoridades convidadas prestigiaram apresentação musical de voz e violão, promovida pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Apicultura, Mayara Lins, Weslley Breno e Amanda Raquel.

Em seguida, durante o seu discurso, a Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Silva, parabenizou as mulheres, ressaltando a importância deste projeto de responsabilidade social da Instituição, destacando que ele promove, entre outros pontos, o empoderamento de mulheres. A Diretora Geral pontuou ainda a importância de parcerias com as prefeituras, mencionando que é de interesse da Instituição abertura de possível nova turma para 2018.

O Prefeito de José da Penha/RN, Nonato Fernandes, durante a sua fala, destacou a importância das políticas sociais e do poder público para a geração de emprego e renda, parabenizando a todas pela conclusão do curso.

Falando em nome da turma, Hemanuele Costa Muniz agradeceu a todos os envolvidos no projeto pela parceria e apoio durante toda a estadia do IFRN, mencionando novos aprendizados através das disciplinas básicas e específicas, além  do apoio concedido pela política de assistência estudantil, envolvendo atendimento de assistente social, psicóloga, médicos, entre outros. A oradora da turma destacou a atenção recebida pela Instituição, inclusive dos professores do IFRN: “Ao longo de nossa vida, professores contribuíram para a nossa educação, mas os especiais, como vocês, conseguem deixar uma marca para a vida inteira”, detalha a concluinte.

“A gente poderia costurar as pessoas que gostamos para que fiquem mais pertinho, costurar no peito o amor verdadeiro de quem a gente ama, costurar a saudade no fundo de um baú para ela não fugir, costurar a autoestima lá em cima, para nunca cair; costurar o perdão na alma, e a bondade na mão... ir costurando a vida, um pouquinho de esperança em cada dia e muita coragem em cada ser humano. É, meninas, aqui encerra-se apenas uma das muitas etapas da nossa vida. Por isso desejo a todas muito sucesso. Não diremos adeus. Diremos até breve." Hemanuele Costa, oradora da turma.

Após certificação, as mulheres posaram para foto. Na sequência, os presentes se dirigiram ao Refeitório, para coffee-break de confraternização, contando com leitura de homenagens, inclusive das bolsistas monitoras do Projeto, Marina Queiros e Rayane Emília.

AUTORIDADES PRESTIGIAM A CERIMÔNIA
Anfitriã da casa, a Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Professora Antonia Silva, atuou também como Coordenadora do Projeto, antes sob comando da Ex-professora do Campus, Aline Santos Oliveira. A certificação contou ainda com a presença de Raimundo Nonato Fernandes e João Jácome de Brito Júnior, respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito do município de José da Penha/RN. Ainda à mesa de honra, estiveram presentes a Secretária de Educação de Pau dos Ferros/RN, Maria Eliesse de Queiroz; além do Coordenador de Extensão do Campus, Francisco Vieira Sales Júnior.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
16/11/2017: Campus realiza certificação de concluintes do curso de Costureira do Programa Mulheres Mil.