Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPODERAMENTO FEMININO

Mulheres do Alto Oeste potiguar celebram conclusão do curso “Abelha Operária Empoderada”

Certificação aconteceu na noite de ontem (27)

Publicada em 28/12/2017 Atualizada há 12 meses

Com certificado em mãos, mulheres posam para foto ao lado do coordenador de extensão, da coordenadora do projeto e de professores do curso.

Na noite de ontem (27), aproximadamente 30 mulheres de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste potiguar participaram da certificação pela conclusão do curso “Abelha Operária Empoderada: geração de renda utilizando os produtos apícolas”.


O curso foi executado através de projeto de extensão, iniciado em junho deste ano, que reuniu semanalmente, no turno noturno, mulheres com idade a partir de 18 anos, enquadradas no perfil de vulnerabilidade social e econômica.


A certificação teve início com apresentação cultural de voz e violão, promovida pelos alunos do Campus, Matheus Lima e Weslley Breno. Na sequência, a coordenadora do Projeto, Professora Luciene Mesquita, falou sobre o projeto e a importância da conclusão do curso. O Coordenador de Extensão, Júnior Sales, em visita ao Campus, parabenizou as concluintes.


Com expressivos sorrisos nos rostos, as mulheres comemoram. Uma delas é a Senhora Josefa Omar Costa, a aluna de mais idade de toda a turma. Ela enfrentou problemas de saúde neste ano de 2017 e, mesmo assim, conseguiu concluir o curso com êxito.

"Eu achei esse curso muito bacana. Apesar de eu ter faltado alguns dias por causa de problemas de saúde, aqui estou feliz e satisfeita. Eu achei que nem ia participar de um curso assim, que teve tantas novidades pra mim. Estou feliz!", comenta Josefa, de 71 anos.








Daniele Chaves, uma das concluintes, reside no município de Rafael Fernandes. "Eu vou sair com uma carga de aprendizado maior do que quando eu entrei. Aqui eu aprendi novas coisas, conheci muita gente legal. O curso teve novidades, o ensinamento de coisas que eu nunca imaginava como eram feitas. Com certeza eu recomendo o curso para minhas amigas, é um curso muito bom", detalha Daniele.


Participaram da Certificação os professores de sociologia do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Fátima Oliveira e Thiago Melo, que expuseram uma produção audiovisual em homenagem às mulheres, resgatando atividades e experiências vividas ao longo do curso.


O PROJETO

O Projeto de extensão "Abelha Operária Empoderada: geração de renda utilizando os produtos apícolas" está direcionado a mulheres das comunidades localizadas nas periferias do município de Pau dos Ferros, denominadas Perímetro Irrigado, Riacho do Meio, Manoel Deodato e Beira Rio e mulheres pertencentes aos demais municípios do Alto Oeste Potiguar onde for possível realizar parcerias. Visando contribuir na inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Atrelado a está ação também se deseja promover o envolvimento dos alunos e alunas de apicultura do segundo ano do técnico integrado a fim de fortalecer a identidade do público alvo e a responsabilidade social e o desenvolvimento regional local.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

21/11/2017: Projeto "Abelha Operária Empoderada" é apresentado no maior evento de gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
12/07/2017:
Programa de TV exibe reportagem sobre o Projeto de Extensão Abelha Operária Empoderada.
14/06/2017:Campus realiza aula inaugural do Projeto "Abelha Operária Empoderada".