PROCESSO SELETIVO

Candidato pode usar uma das notas das 5 últimas edições do ENEM

Publicada em 01/08/2016 Atualizada há 1 ano

Amanda Nascimento e Gabriel Markes, alunos do ensino superior

Continua aberto até às 22h da próxima quarta-feira, 3, o prazo de inscrição no processo seletivo para cursos superiores do IFRN através do ENEM.

No Campus Pau dos Ferros, a oferta é para os cursos de Licenciatura Plena em Química (20 vagas)e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS, (20 vagas).

Os cursos são ofertados através do Edital 23/2016A seleção de alunos será realizada através da nota do ENEM, podendo o candidato escolher entre os desempenhos das últimas 5 edições do Exame (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015). As inscrições devem ser feitas até às 22h do dia 3 de agosto, no site de processos seletivos do IFRN.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) forma profissionais que analisam, projetam, documentam, especificam, testam, implantam e mantêm sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação do analista e desenvolvedor de sistemas.

Em um mundo cada vez mais informatizado, a formação nesta área contribuiu com o desenvolvimento pessoal e do estado, haja vista as demandas crescentes das instituições e empresas, públicas e privadas, por softwares .

A matriz curricular do curso está organizada em regime de crédito por disciplina, com período semestral, com 2.040 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, 154 horas destinadas a Seminários curriculares e 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.594 horas. Isso corresponde a 3 anos de estudos, durante os quais o estudante vai participar de seminários, projetos integrados, além de receber o incentivo à prática profissional.

LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

O Curso Superior de Licenciatura em Química forma profissionais que são habilitados ao exercício do magistério na educação básica. Eles poderão atuar na área de análises químicas e controle de qualidade, quer no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer na operação de equipamentos. Podem também se dedicar à pesquisa acadêmica, que visa à geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias.

Os químicos formados pelo Campus Pau dos Ferros estarão habilitados também acompanhar as diversas fases da produção industrial, em atividades que englobam: a supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, outros), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral); no controle de qualidade de matérias-primas e produtos para que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário; o tratamento de efluentes industriais, visando à proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos.

Desse modo, a atuação dos profissionais pode se dar em instituições de ensino, incluindo as de educação básica, como professor; em indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; como também na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica. O curso possui uma carga horária de 3.404 horas, o que resulta uma duração de 4 anos.

Acesse:

Edital Nº 23/2016