Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN- Pau dos Ferros participa de evento como membro do Território da Cidadania do Alto Oeste Potiguar

IFRN- Campus Pau dos Ferros participa do ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Publicada em 16/12/2010 Atualizada há 1 ano

Aconteceu nosdias 13, 14 e 15 de dezembro o ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO,realizado no Centro de Eventos Marista, na cidade de Extremoz (RN).

O encontro tevecomo atividades principais a apresentação da Metodologia da Capacitação Participativaem Educação do Campo, a Socialização de experiências de Educação do Campoexistentes no RN, Definição de Estratégias Territoriais (ações) em educação docampo, Diálogo com parceiros e encaminhamentos a serem seguidos a partir doencontro.  

 

O IFRN- Pau dosFerros participou do evento com a representação do Prof. Marcelo Amorim, membrodo comitê gestor do Território da Cidadania do Alto Oeste potiguar.  O evento contou com a presença de váriasrepresentações de instituições governamentais e não governamentais, tais como:UFRN, UERN, Sindicatos rurais, FETARN, CONTAG, ASA, ATOS, Secretarias deEducação do RN e de alguns municípios, entre outros.

 

 O acontecimento foi organizado pelo Institutode Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável – IDS, comapoio da FETARN, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e do Ministério doDesenvolvimento Agrário, e teve como principais objetivos:

 

 

  •  Produzir subsídios para os processos de educaçãodo campo, formal e não-formal, nos Territórios do Rio Grande do Norte.  
  • Proporcionar aos participantes do Eventooportunidade de troca de experiências, práticas de educativas e socialização deconhecimento em educação do campo.
  •  Discutirem grupo por território as questões:Oque fazer? Onde fazer no território? Quem poderá está envolvido?
  • Socializaçãodas discussões dos GT´s.   
  •  Apresentaçãode principais ações e políticas públicas a serem implementadas.

 

No final dasdiscussões ficou muito claro o grande desafio que os gestores e a sociedade civilorganizada terão em promover políticas territoriais que favoreçam as famíliasque vivam no campo levando cidadania e qualidade de vida para todos, e possaassim, contribuir para uma valorização socioeconômico-cultural local queproporcione a permanência das pessoas nas áreas rurais e iniba as possibilidadesde êxodo para os centros urbanos.