Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SOLENIDADE

IFRN em Pau dos Ferros comemora a formação de mais de 150 técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática

Formatura aconteceu na noite de ontem, 14

Publicada em 15/01/2020 Atualizada há 12 meses

Mais de 1.000 pessoas prestigiaram a Solenidade. Foto: Jalon Medeiros.

Eles ingressaram no IFRN em 2016. De lá para cá, após cumprirem em média 4.000 horas de estudos de disciplinas do ensino médio e técnico, mais de 150 concluintes de seis turmas participaram da Solenidade de Formatura que coroou a realização de seu sonho: formação acadêmica, profissional e humana no Instituto Federal.


A realização deste sonho foi estendida a familiares dos formandos. Uma delas é a Senhora Raimunda Calixto da Silva, mãe da formanda Idaiana Calixto da Silva, de Portalegre (RN). Dona Raimunda é doméstica e, quando consegue tempo, ajuda o seu esposo, o Senhor Raimundo Nonato da Silva, na agricultura, atividade de onde tiram o sustento da família, que é complementado através da participação de Idaiana como bolsista da Biblioteca no Programa de Assistência Estudantil do IFRN.


Raimunda Calixto relata a emoção de ver a filha formada no IFRN: “Eu me sinto muito orgulhosa e feliz por minha filha ter se formado numa escola federal. Isso é um sonho de todas as mães, assim como foi o meu, que foi realizado nesta noite”, comenta a mãe da mais nova técnica em Apicultura, que também comemora: "Ver todos aqui felizes por ter conseguido completar mais essa etapa, e saber que todos nós nos esforçamos bastante por esse diploma, é um momento não só de reflexão, mas também de alegria pela realização dessa conquista".


A mesa diretiva contou com a presença da Reitora em Exercício, Professora Régia Lúcia Lopes; da Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Francimar da Silva; da Diretora Acadêmica do Campus, a Pedagoga Amélia Cristina Reis e Silva; do Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, além de coordenadores de cursos, patronos e paraninfos.


Instalada a solenidade, o formando Yanick Noah de Carvalho Inocêncio, do Curso de Apicultura, proferiu o juramento protocolar, sendo seguido pelos colegas. Na sequência, a formanda Maria Paula Monteiro Pereira, do curso de Alimentos, solicitou o diploma em nome dos demais formandos.


Realizada a entrega simbólica de diplomas, o cerimonial procedeu com a outorga das láureas acadêmicas, concedendo certificado de distinção às estudantes: Maria Jossana Ferreira Leite, do curso de Alimentos; Maria Kaliane de Oliveira Pereira, do curso de Apicultura e Maria Eliza Gurgel Fernandes, do curso de Informática.



Discursos com emoções

Orador: O primeiro discurso da noite foi do orador da Solenidade, o estudante Lucas Guimarães Pessoa de Carvalho, do curso de Informática. Em sua fala, o formando deu o tom às suas palavras com agradecimento, recordações da experiência e perspectivas de futuro: “Desbravar o IFRN foi uma das melhores experiências que tivemos. (...) Cada espaço serviu de cenário para as melhores e mais desafiadoras ocasiões. (...) A partir de agora, saímos pessoas mais preparadas para a vida, pessoas que aprenderam a lutar pelos seus sonhos. Acima de qualquer coisa, somos pessoas que acreditam que o amanhã sempre poderá ser melhor, que somos a soma das lições que nós aprendemos”, discursa o orador.


Paraninfo: Em sua fala, o Professor Antonio Abreu da Silveira Neto, paraninfo geral da solenidade, discursou sobre igualdade, oportunidade, formação de caráter, família: “Formação de caráter: essa é sem dúvida uma das coisas mais importantes que é forjada nos muros desta casa, pois muito mais que profissionais, aqui formamos homens e mulheres para o mundo”. O paraninfo encerrou a sua fala com a mensagem: “E nunca, mas absolutamente nunca, deixem que ninguém lhes diga que não são capazes, pois esta noite é o exemplo vivo de onde podem ir se acreditarem em seus potenciais”, finaliza.

Diretora Geral: Cumprimentando todos os presentes, a Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Francimar da Silva, fez uma saudação como mãe, professora e gestora. A Diretora destacou a importância do IFRN enquanto Instituição de ensino de excelência. “Que pena que ela seja uma ilha de excelência no entorno de tanta miséria educacional”. Antonia ainda pontuou a importância dos estudantes como segmento estratégico em seu mandato na Instituição: “Vocês sempre estiveram em primeiro lugar nas nossas prioridades”.

A Diretora reconheceu o esforço e dedicação dos formandos ao longo da experiência de quatro anos na Instituição, desejando-lhes sucesso como egressos e egressas do Instituto: “Nós que fazemos o IFRN desejamos a vocês novos caminhos, com muito mais sonhos e oportunidades. Vocês são jovens, precisam ter coragem, precisam encarar as dificuldades, precisam acreditar que um mundo melhor é possível”, discursa a gestora e anfitriã da Solenidade.


Reitora: A Reitora em Exercício, Professora Régia Lúcia Lopes, entre outros pontos, discursou falando da importância do IFRN na promoção do conhecimento humano: “Aqui se materializam o conhecimento, não só por meio de aulas, mas de projetos de ensino, de pesquisa e extensão, seminários, eventos e demais atividades ofertadas, que fazem do ensino do IFRN ser um ensino público de excelente qualidade, reconhecido em rankings nacionais e internacionais.” Régia encerrou a sua fala saudando os formandos: “Que vocês, meus jovens, estejam sempre à frente de seu tempo. Que continuem sempre buscando o conhecimento, pois esse, ninguém lhes tira. (...) Que tenham sucesso na vida e sejam muito felizes”, finaliza, declarando encerra a sessão solene de Formatura, que contou mais mais de 1.000 pessoas no Ginásio Poliesportivo do IFRN, em Pau dos Ferros.


A cobertura fotográfica da Solenidade, que foi feita pelo servidor do IFRN e fotógrafo, Jalon Medeiros, está disponível e pode ser acessada através do link:

FOTOS DA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS TÉCNICOS CONCLUINTES DE 2019



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

10/01/2020:Campus Pau dos Ferros forma mais de 150 novos técnicos na próxima terça-feira (14).
13/12/2019: Comunicação convoca formandos para reunião e ensaio geral da formatura.