Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

JANEIRO BRANCO

IFRN adere à campanha nacional sobre saúde mental

Iniciativa partiu de servidores da área de psicologia

Publicada em 03/01/2017 Atualizada há 12 meses

Campus Pau dos Ferros conta com serviço de psicologia, sob acompanhamento de profissional da área

Da mesma maneira que qualquer pessoa deve cuidar da saúde física, também deve ter uma atenção especial à saúde mental, até porque a medicina já reconhece que ambas estão relacionadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Pensando nisso, psicólogos do IFRN, seguindo uma tendência nacional, decidiram se engajar para difundir a campanha Janeiro Branco.


A campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, na cidade de Uberlândia-MG, com o propósito de desmistificar o preconceito contra a saúde mental, instigando a reflexão sobre relacionamentos, emoções e bem-estar, por meio de ações que possibilitem às pessoas a adquirir e manter um estilo de vida saudável. A campanha se concentra em 5 objetivos. São eles:


1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;
3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;
5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível fechar e abrir de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas.


A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. Um dos maiores desafios para as políticas de saúde mental no Brasil hoje é o tratamento de depressão. De acordo com o site oficial da campanha, até 2020 estima-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos laborais, perdendo apenas para doenças cardíacas.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO CAMPUS PAU DOS  FERROS

Em Pau dos Ferros, alunos, servidores efetivos, servidores terceirizados e estagiários do Campus contam com o Serviço de Psicologia, através da Coordenação de Atividade Estudantis (Coaes), localizada na sala 4, no pavimento térreo. O interessado deve procurar a psicóloga do Campus, Shirllane Nunes. Contatos também podem ser feitos através do e-mail: coaes.pf@ifrn.edu.br ou telefone fixo (84) 4005 4109 (ramal 6604).

No âmbito do IFRN, é possível utilizar o Plantão Psicológico por meio do e-mail saudedoservidor@ifrn.edu.br  ou telefone (84) 4005 0795.