Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Estudantes do Campus conquistam medalha de prata na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Na bagagem, finalistas ainda trazem três medalhas de cristal

Publicada em 22/08/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos participantes da 11º ONHB posam para foto com a Diretora Geral, Diretora Acadêmica e um dos Professores de História

Por mais um ano, os acadêmicos do Campus Pau dos Ferros do IFRN brilham na Olimpíada Nacional em História do Brasil, a ONHB!


Agora em 2019 Olimpíada chegou à sua 11ª edição, conectando milhares de estudantes de todas as regiões do país. E neste último final de semana (17 e 18), a Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sediou a grande final, para a qual o Campus obteve quatro equipes classificadas.


Entre as equipes, o destaque foi para a "L4st ch4nc3", formada pelos estudantes Lucas Guimarães Pessoa de Carvalho, Maria Eliza Gurgel Fernandes e Mikael Jackson de Oliveira da Silva, que conquistaram medalha de prata. Os demais finalistas do Campus ainda abraçaram 3 medalhas de cristal.


Na bagagem de volta às terras potiguares, além das medalhas e troféus, os alunos trazem novas experiências, amizades e conhecimentos, além de sentirem-se ainda mais conscientes da importância da história para o dia a dia.


É o caso de Lucas Guimarães, 18 anos: "Eu participei de duas Olimpíadas [ONHB] antes, mas nunca tinha sido finalista. E a sensação de ter chegado à final é muito legal, principalmente no sentido de que a gente aprendeu que História não é apenas uma disciplina que fica na sala de aula, de onde saímos e deixamos aquele conhecimento lá; é algo que você tem que aplicar na sua vida mesmo, para você entender as várias coisas que acontecem no cotidiano, é algo para compreendermos como a história se repete ao longo do tempo e entender melhor as coisas de forma crítica", relata o estudante medalhista.


A Diretora Geral, Professora Antonia Silva; e a Diretora Acadêmica, Amélia Reis; parabenizam os professores e alunos finalistas, além de todos os participantes do Campus na Olimpíada - desde a primeira etapa - pelos estudos e persistência.


Ao longo do ano, sob orientação dos Professores de História, Lucas Soares e João Fernando, os alunos participaram de aulões preparatórios gratuitos, que subsidiaram conhecimentos para enfrentarem as seis etapas da Olimpíada.


IFRN É DESTAQUE
Na 11ª ONHB o Rio Grande do Norte subiu ao topo entre todos os estados participantes. E no cenário estadual, o IFRN foi o destaque, conquistando 19 das 20 medalhas do Rio Grande do Norte.


SOBRE:
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


::: CONTEÚDO RELACIONADO:
21/06/2019:Campus classifica 4 equipes para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil.