Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DO IFRN PARA O MUNDO

Em sessão solene, IFRN em Pau dos Ferros forma novos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática

Solenidade de Formatura aconteceu na noite de ontem, 31 de janeiro

Publicada em 01/02/2019 Atualizada há 1 ano

Após 4 anos, mais de 130 formandos concluem curso técnico profissionalizante integrado ao ensino médio no Instituto Federal. Foto: Jalon Medeiros.

A noite de ontem (31) foi inesquecível para os formandos do IFRN, além de seus servidores e familiares, a maioria do Sertão de Pau dos Ferros e Alto Oeste potiguar, que viram com brilho no olhar, a realização de um sonho: a formação técnica pelo Instituto Federal!


Em sessão solene, presidida pela Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Francimar da Silva, a Solenidade de Formatura dos concluintes técnicos do semestre letivo 2018.2 foi marcada por uma miscelânea de sentimentos: emoções, vitórias, gratidão.


Após o juramento protocolar, proferido pelo formando Luiz David Andrade Duarte, e repetido pelos colegas, a requerente de grau, a formanda Maria Mayara Lins do Nascimento; solicitou o diploma de conclusão em nome dos demais concluintes. A Diretora Acadêmica, Amélia Cristina Reis e Silva, apresentou os técnicos à presidente da sessão solene que, por sua vez, declarou todos oficial e legalmente formados.


No decorrer da cerimônia, momentos de atenção e expectativa marcaram a entrega das láureas acadêmicas, agraciando com certificado de distinção, por curso, os alunos que obtiveram destacado aproveitamento nas atividades acadêmicas:

- Curso técnico em Alimentos: Estela Lins Mendes Barreto;
- Curso Técnico em Apicultura: Emilly kelly Paiva Damasceno;
- Curso Técnico em Informática: Eduardo Almeida de Queiroz.


A cerimônia ainda contou com discursos que trouxeram resgate de histórias, emoções, experiências, aprendizados, valores da educação para a vida, dando tom e abrilhantando ainda mais a noite. Confira trechos:


Oradora:
Após declarada técnica, a oradora da solenidade, Eririany Aparecida Gonçalves Freire, agradeceu, além dos pais e familiares, a todos que fizeram parte da trajetória dos concluintes, desde os servidores dirigentes aos terceirizados. Ainda em sua fala, a oradora faz menção à Instituição: “O Campus Pau dos Ferros do IFRN, para além de uma instituição de ensino, foi a nossa casa. (...) Uma casa que nos recebeu com muito amor, proteção, ensinamentos e cuidados para que, independente das peculiaridades de cada um de nós, ainda assim, nos sentíssemos realmente acolhidos.” (...) "Enquanto cidadãos, temos a obrigação de em qualquer contexto, estarmos preparados para a defesa dessa Instituição, a qual com tanto afeto contribuiu às nossas vidas e modo de pensar. Assim, fazendo jus ao que o mestre Paulo Freire dizia: ‘Não se pode falar de educação sem amor’ “.


Paraninfo:
Em sua fala, o paraninfo, Professor Gabriel Pereira de Oliveira, reconheceu a importância do momento, a necessidade de valorizar a educação gratuita e para todos como um agente transformador e promotor de uma sociedade mais justa: "Isso que estamos vendo aqui hoje é resultado de algo fundamental para transformar a realidade deste país ainda tão desigual. Isso que vemos hoje é fruto, entre outras coisas, de políticas públicas de inclusão e de democratização da educação, proporcionando acesso e produção de um conhecimento científico de ponta." (...) “Vamos juntos! Voem longe, ou melhor, voemos longe em nossos novos ares, novas formações coletivas, construindo a história em busca de nossos sonhos e sempre carregando tudo de bom que construímos aqui.”


Diretora Geral:
Em seu pronunciamento, a Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Professora Antonia Fancimar da Silva, agradeceu e parabenizou os formandos e todos os envolvidos. Pedagoga e doutoranda em educação, Antonia é originária de família carente. Ela, ao falar que, diante da situação com pai analfabeto e mãe semianalfabeta, ela aprecia a educação uma oportunidade de transformação de vida. A educadora apontou a importância da família na participação do processo de formação dos filhos. A gestora destacou, ainda, a importância do IFRN na vida de cada um e o respeito que a Instituição agrega e cuidado que tem para com os alunos: “Vocês sabem que nós cuidamos de todos vocês com muito amor." (...). "Amem essa camisa e respeitem essa camisa." (...) "Voem longe! Nós estaremos sempre torcendo por vocês, sempre, sempre!”.

Ainda em sua fala, envolvendo a importância da educação, a Diretora ressaltou a importância de luta face aos desafios pelos quais a educação pública, gratuita e de qualidade vem passando. A presidente da sessão solene pontuou ainda o destaque que o IFRN tem alcançado nacional e internacionalmente, sendo o mais recente o que posiciona o IFRN como o melhor Instituto Federal do Brasil.


Ao todo, mais de 130 formandos concluíram o curso técnico profissionalizante integrado ao ensino médio. A Cerimônia foi realizada no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa, unidade de Pau dos Ferros), contando com a presença de formandos, gestores, familiares, coordenadores de curso, patronos, paraninfos, servidores homenageados, representante do poder público, da sociedade civil, além de convidados.


Acesse o álbum de fotos, cujos créditos das imagens são de Jalon Medeiros:

Cobertura fotográfica da Solenidade de Formatura dos técnicos concluintes 2018.2



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
24/01/2019: Campus Pau dos Ferros realizará formatura de novos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática.
22/01/2019:Coordenação de Comunicação Social e Eventos convoca concluintes para reunião e ensaio geral da formatura.