CIÊNCIAS SOCIAIS

Docentes do Campus criam projetos de ensino na área de sociologia

"Ágoracineclub" e "Letramento Científico" são destinado aos alunos do Instituto e dão direito a certificado

Publicada em 18/05/2018 Atualizada há 1 ano

Serão concedidos certificados aos alunos com índice de aproveitamento estabelecido

Alunos do Ensino Médio (cursos técnicos) e superiores do Campus Pau dos Ferros do IFRN podem participar dos dois mais novos projetos de ensino que acabam de ser criados: "Ágoracineclub" e "Letramento Científico".

Ambos projetos estão vinculados à disciplina Sociologia e serão coordenados pelos Professores Francisco Lucena e Julianna Paulino.

Os projetos funcionarão no turno noturno, uma vez por semana, com frequência quinzenal. A participação nos projetos dá direito a certificado, desde que o estudante, ao final do curso, tenha frequência mínima de 75%.

O Projeto "Ágoracineclub" tem início no dia 30 de maio e consiste na utilização do recurso audiovisual como meio de provocar reflexão e discussão sobre as atuais problemáticas sociais e políticas vivenciadas/percebidas pela comunidade acadêmica a partir dos conteúdos vistos nas disciplinas, promovendo um espaço de diálogo e o debate na escola.

Os participantes do Projeto "Letramento Científico"iniciarão as atividades no dia 7 de junho. Eles estudarão com espaços de reflexão e elaboração de projeto básico de pesquisa e familiarização com outros textos acadêmicos, tais como: artigos, relatórios de pesquisa e trabalho de conclusão de curso - TCC. É importante que logo no início do curso sejam familiarizados com a prática da construção de projetos de pesquisa e da elaboração de textos acadêmicos.

Confira detalhes dos projetos:

PROJETOOBJETIVODIAS DOS ENCONTROS

ÁGORACINECLUB
Desenvolver e aperfeiçoar os conteúdos (temas, autores e conceitos) trabalhados em sala de aula, estimulando a sociabilidade, os valores éticos e cidadãos, bem como a percepção crítica da realidade, estimulando a permanência dos discentes no campus.Quartas-feiras, no turno noturno.

Início: 30 de maio

LETRAMENTO CIENTÍFICO
Realizar oficinas de discussão e elaboração de projeto que envolvam pesquisas básica e aplicada e de outros textos científicos (artigos e relatórios), abordando as dificuldades mais recorrentes tanto do ponto de vista epistemológico quanto normativo, estimulando os discentes a se familiarizarem com a “cultura científica”.Quintas-feiras, no turno noturno

Início: 7 de junho

Detalhes e mais informações podem ser obtidos com os professores Francisco ou Janaína.