VISITA TÉCNICA

Campus recebe universitários do curso de Enfermagem da UERN de Pau dos Ferros

Visitação aconteceu na tarde de ontem, 11/6, com estudantes do 5º período

Publicada em 12/06/2018 Atualizada há 1 ano

Graduandos de Enfermagem posam para foto ao final da visita técnica. Foto: João Luiz Pereira

Aconteceu na tarde de ontem, 11, um visita de universitários do 5º período do curso de Enfermagem do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Os alunos vieram acompanhados do Professor Francisco Glériston Vieira, que ministra a disciplina "Bases Políticas e Legais para Educação Básica e Profissional em Enfermagem", que foi objeto de estudo da visitação.

Na ocasião, os acadêmicos participaram de uma visita guiada pela estrutura física do Campus, visitando setores acadêmicos e administrativos, incluindo o Setor de Saúde e alguns dos laboratórios. Durante a visita, foram socializadas informações gerais do Campus Pau dos Ferros e do IFRN, no contexto da educação profissional, científica e tecnológica, além de números e informações sobre seus cursos (ensino), projetos de pesquisa e extensão.

Gilberto Rodrigues foi um dos participantes da visita. Ele tem 24 anos, é do município de Tenente Ananias (RN) e comenta que, com a visita, pôde conhecer melhor a Instituição: "Só conhecia o IFRN para fazer o ENEM. A visita foi muito enriquecedora." Ao falar sobre a educação profissional, Gilberto citou o IF como exemplo: "Eu acho interessante que vocês viabilizam os cursos técnicos que são de acordo com o perfil da nossa Região", relata o futuro enfermeiro.

O Professor Glériston agradeceu a oportunidade e comentou sobre a importância da visita como atividade complementar, inclusive dos estudos teóricos da disciplina: "Primeiramente gostaria de agradecer a abertura do IFRN. É importante demais essa visita técnica, porque nós vimos muito a discussão da disciplina que trabalhamos de forma teorizada, relativizando as questões históricas de como se evoluiu a educação profissional no Brasil", detalha o docente.

"Essa aproximação dos cursos de graduação, em suma - o nosso de Enfermagem - para a educação profissional, com o Campus Pau dos Ferros do IFRN, que é um espaço nosso, que materializa a educação; ela é fundante para que os alunos possam se apropriar e aproximar a teoria da prática. (...) Nós precisamos: pensar na universalização da educação no mesmo instante em que podemos formar pessoas reflexivas comprometidas com o social, e é dentro dessa sociedade eclética que verbaliza a educação em saúde, que verbaliza a educação técnica, que verbaliza a educação profissional, até pelo fato de que nós temos diversos exemplos de educação profissional na área da saúde. Nossos vínculos, nossos elos de formação, sejam na área técnica, seja na área de graduação, podem ser fortalecidos através dessas visitas técnicas de captação da realidade", detalha Glériston.

A visita foi conduzida pelo Coordenador de Comunicação Social e Eventos do Campus, Marcilio França, e por um dos alunos bolsistas do Setor, João Luiz Pereira.

Em março do ano passado, o Campus recebeu visita de estudantes de Enfermagem que, em 2017, cursavam a mesma disciplina.:

:: CONTEÚDO RELACIONADO
27/03/2017:
Graduandos de Enfermagem do Campus Pau dos Ferros da UERN visitam o IFRN.