PROPI

Campus Pau dos Ferros tem 6 projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN

Atividades beneficiam acadêmicos do ensino técnico e superior

Publicada em 26/08/2016 Atualizada há 12 meses

Paulo Júnior Morais, aluno e pesquisador, em um dos laboratórios do Campus Pau dos Ferros

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi) divulgou o resultado final da seleção de projetos, regida pelo Edital nº 6/2016-PROPI/IFRN.

O Campus Pau dos Ferros conseguiu aprovação de seis projetos que contemplam servidores e alunos dos cursos técnicos e superiores. Segundo a Professora e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus, Drª Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, os projetos têm duração de nove meses e já tiveram início agora em agosto.

Implementados através do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, os projetos contemplaram os diversos campi do IFRN. Conheça os pesquisadores por projetos no Campus Pau dos Ferros:

1. Avaliação quantitativa de Carotenóides, Fenólicos, Antocianinas e Flavonóides em extratos orgânicos de espécies nativas da Região do Alto Oeste e determinação de suas atividades antioxidantes e microbianas.

Servidora autora (coordenadora): Ayla Márcia Cordeiro Bizerra;
Servidora coautora: Adalva Lopes Machado;
Aluno pesquisador: Paulo Júnior Morais de Oliveira.

2. Isolamento e avaliação da resistência antimicrobiana de enterobactérias coletadas em amostras de água em escolas e hospitais da cidade de Pau dos Ferros-RN.

Servidora autora (coordenadora): Adalva Lopes Machado;
Servidor coautor: Gleison Silva Oliveira;
Aluna pesquisadora: Eduada Cristina Silva.

3. Sistema Inteligente para Detecção e Classificação de Patologias na Laringe utilizando Teoria da Informação.

Servidor autor (coordenador): Aluísio Igor Rego Fontes;
Servidor coautor: João Paulo Ferreira Guimaraes;
Alunos pesquisadores: Marisa França Ciríaco, Murício Ferreira Fernandes, Antonio Jhôanes Barbosa Freitas, Sávio Rennan Menêzes Melo, Débora Maria de Freitas e Herlan Assis Pereira da Silva.

4. Avaliação de dois modelos de bioensaio e análise fotoquímica para identificação do potencial tóxico de plantas nativas e introduzidas na Caatinga presentes na mesorregião do Alto Oeste Potiguar do Rio Grande do Norte para abelhas Apis melífera L. Utilizando espectrofotometria UV-visível.

Servidora autora (coordenadora): Louise Duarte Matias de Amorim;
Servidor coautor: Leonardo Emanuel Fernandes de Carvalho;
Alunos pesquisadores: Lucas Fernandes de Freitas Soares e Gabriela Maria Maia Lima.

5. Aspectos da biologia de nidificação de abelhas solitárias na região serrana de Martins, Rio Grande do Norte.

Servidora autora (coordenadora): Michelle de Oliveira Guimarães Brasil;
Alunos pesquisadores: João Victor Teixeira de Freitas e João Pedro Ferreira da Costa.

6. Caracterização dos méis e desenvolvimento de um método para determinação de resíduos de imidacloprid em mel de abelhas Apis melífera L. utilizando espectrofotometria UV-visível.

Servidora autora (coordenadora): Luciene Xavier de Mesquita;
Servidor coautor: Ulysses Vieira da Silva Ferreira;
Alunos pesquisadores: Robertinho Júnior Cipriano da Silva e Dulcimária Tamyres Alves Martins.