Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

APICULTURA

Campus Pau dos Ferros recebeu 8º Seminário Apícola do Alto Oeste Potiguar

Concomitante ao evento, ocorreu hoje, 3/4, a 1ª Feira de Produtos Apícolas

Publicada em 03/09/2015 Atualizada há 1 ano

Palestra de abertura "Captura e Manutenção dos Enxames", ministrada por Ricardo Gonçalves, da Ufersa. Foto: Thalita Thaís

O Campus Pau dos Ferros do IFRN sediou hoje, 3/9, a 8ª Edição do Seminário Apícola do Alto Oeste Potiguar. Paralelo ao evento, aconteceu a 1ª Feira de Produtos Apícolas.


Com o temário "A Reestruturação da Apicultura Potiguar", o Seminário é resultado de parceria entre o Campus Pau dos Ferros do IFRN, a Funcern, o Sebrae -RN, a Embrapa e a Associação dos Apicultores do Alto Oeste Potiguar (Apisalto). O evento reuniu quase 200 pessoas, entre alunos do IFRN integrantes do Projeto Apis Jovem Empreendedor e produtores apícolas locais.


Em discurso, o presidente da Apisalto, Ari Maia, ressaltou a importância da instalação dos campi do IFRN e da Ufersa, em Pau dos Ferros, como importantes instituições que contribuirão para impulsionar o desenvolvimento e contribuir para a reestruturação da apicultura na região.


A programação contou com palestras sobre "Captura e Manutenção de Enxames",  "Diversificação da Cadeia Apícola", "Cooperativismo e Comercialização" e "Certificação das UEPAS (IDIARN)". Além das palestras, houve bazar de artesanato e produção alimentícia e de higiene e exposição de produtos apícolas no pátio do Campus. No turno vespertino, aconteceram reuniões com membros do comitê gestor local de apicultura no Alto Oeste Potiguar.


O SEMINÁRIO
O 8º Seminário Apícola do Alto Oeste Potiguar objetivou reunir a comunidade acadêmica, integrantes do Projeto Apis Jovem Empreendedor, produtores apícolas locais, além de empresas, associações e poder público para promover discussão sobre a reestruturação da apicultura no estado do Rio Grande do Norte.