ARTE

Campus Pau dos Ferros promove exposição fotográfica "Outro Ponto de Vista"

Professor Vilani Farias busca retratar um olhar diferente e artístico sobre cemitérios

Publicada em 15/09/2017 Atualizada há 12 meses

Exposição está disponível no hall do Auditório Ariano Suassuna

Qual a impressão que você tem ao visitar um cemitério? Saudade? Já reparou para pensar que muitas outras mensagens podem estar presentes ao visitar esse tipo de ambiente, entre elas, a arte?

Pensando em mostrar os cemitérios além do que tradicionalmente se vê, o Professor de Matemática do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Vilani Farias, associou sua admiração pela fotografia ao objetivo de captar sentimentos que retratem mistérios e encantos da arte presentes em diferentes cemitérios, intitulando o seu trabalho de "Ouro Ponto de Vista".

As fotografias retratam um local, no mínimo, diferente, para não dizer inusitado, sem deixar de ser provocador: o cemitério! Para isso, o Professor visitou o Cemitério de São Manoel, em Pau dos Ferros/RN; o do Alecrim, em Natal/RN; o de Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos/SP e o de Ohlsdorf, em Hamburgo, na Alemanha.

O objetivo do Professor não foi apenas registrar a opulência dos monumentos, a beleza das estátuas, a riqueza do granito e dos materiais de bronze. Ele procurou retratar o sentimento daqueles que ornamentam os jazigos de seus familiares. Essas ornamentações se dão de maneiras diversas: pelo colorido, pela forma, pelos desenhos, pelos objetos deixados sobre os túmulos, pelas flores, pelos vasos, pelas plantas, pelo material utilizado, pelos epitáfios, entre outras.

"Esse “Outro Ponto de Vista” tentou mostrar que num ambiente pouco frequentado, ou frequentado em situações de dor e tristeza, reina uma arte que dá vida aos sentimentos, uma arte que se mostra viva pela riqueza de detalhes com que foram construídas e constituídas.", detalha o admirador da fotografia.

Com “Outro Ponto de Vista”, o cemitério poderá deixar de ser esse lugar rejeitado e ser um grande espaço a céu aberto e aberto para o céu das possibilidades artísticas, um espaço para obras de arte, espaço de fazer arte, de celebrar com a arte, com arte viva, os sentimentos da vida que nos fazem vivos, que nos fazem grandes e ao mesmo tempo pequenos diante do mistério daquilo que pode não ser o fim: a morte do corpo.

Ao retratar um espaço não reconhecido como um espaço de arte “Outro Ponto de Vista” propõe-se a mostrar que há diversas expressões artísticas em distintos lugares e que o cemitérios também pode configurar-se como um espaço de arte e, portanto, digno de ser visitado e apreciado.

ATIVIDADE COM ALUNOS
Como continuação desse trabalho, o professor pretende, com essa exposição fotográfica, incentivar os alunos para essa prática artística. Com esse objetivo, propõe uma atividade prática de fotografia para os alunos com a possibilidade de apresentação, exposição dos melhores trabalhos.

O quê: Exposição Fotográfica "Outro Ponto de Vista";
Quando: setembro e outubro, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira;
Local: Hall do Auditório Ariano Suassuna, no Campus Pau dos Ferros do IFRN.
Entrada: Gratuita e aberta à comunidade externa.