EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Campus Pau dos Ferros participa de atividades na Semana do Meio Ambiente

Plantio de mudas, realização de oficina e trabalhos aprovados em evento são algumas das iniciativas

Publicada em 08/06/2017 Atualizada há 12 meses

Servidores do IFRN colaboram com a plantação de mudas em canteiros de Pau dos Ferros. Foto: Bruna Azevedo

Durante esta semana, organizações públicas e privadas em todo o mundo estão promovendo ações alusivas à preservação e conservação do meio ambiente, cujo Dia Mundial é celebrado em 5 de junho.

Ao longo desta semana, o Campus Pau dos Ferros do IFRN está envolvido com atividades diversas em defesa do meio ambiente, como plantio de mudas, realização de oficinas, além de alunos com trabalhos aprovados na I Semana de Estudos e Métodos Ambientais de Pau dos Ferros, a SEMA, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Município. Confira detalhes sobre algumas atividades:

OFICINA DE PRODUTOS NATURAIS
Na tarde de ontem, 7, a Professora do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Engª. Luciene Mesquita, ministrou a Oficina
“Preparação de aromatizantes à base de produtos naturais”. A Oficina aconteceu no Centro Cultural Joaquim Correia, no Centro da cidade.

PLANTIO DE MUDAS
Na manhã de hoje, 8, representantes do Projeto de Extensão Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (IFRN), juntamente com equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros realizaram plantio de mudas em canteiros das cidades. A iniciativa visa a revitalização de canteiros e contará com a colaboração da comunidade para manutenção dos espaços. Foram plantadas mudas de Pau Brasil, Caraibeira, Mangueira e Cajueiro. As plantas foram doadas pelo Campus Ipanguaçu do IFRN.

TRABALHOS APROVADOS EM EVENTO SOBRE MEIO AMBIENTE
Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN tiveram trabalhos aprovados na Semana de Estudos e Métodos Ambientais de Pau dos Ferros. Os trabalhos serão apresentados amanhã, 8 de junho, no turno matutino, no Centro Cultural Joaquim Correia, no Centro de Pau dos Ferros. Confira os trabalhos:

• Recursos hídricos versus desenvolvimento urbano: uma análise por meio do geoprocessamento da cidade de Pau dos Ferros/RN, Brasil.
    Estudantes: Paula Renata, Grazielly Augusta e Gabriele Kelly.
    Orientação: Profª. Marisa Ribeiro e Prof. João Abreu.
  • Zona urbanaversus zona rural: percepçõesambientais na cidade de Portalegre/RN, Brasil.
    Estudantes: Weslley Breno, Gabriela Maria.
    Orientação: Profª. Marisa Ribeiro e Prof. João Abreu.
  • Concepção ambiental com foco na importância das abelhas: estudo de caso com alunos do Ensino Fundamental I.
    Estudantes: Gabriela Lima, Camila Soares e Lauany Carlos.

Orientação: Profª. Marisa Ribeiro.
  • Análise da percepção ambiental dos moradores da cidade de Martins/RN, Brasil.
    Estudantes: Camila Soares e Sandy Holanda.

UM PROJETO AMIGO DO MEIO AMBIENTE
O Campus Pau dos Ferros do IFRN conta com o Projeto de Extensão Coletares, aprovado em Seleção da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto. O Projeto trabalha com ações educativa em defesa do meio ambiente, como oficinas, palestras, entre outras.
O foco é implantar coleta de resíduos sólidos no IFRN e escolas envolvidas. Além disso, o IFRN conta com "papa-pilhas", um recipiente que coleta pilhas e baterias que, periodicamente, são levadas para destinação correta que não agrida o meio ambiente.