MUNDO DO TRABALHO

Campus Pau dos Ferros inicia experiência com o Programa Jovem Aprendiz

Duas concluintes do Curso de Alimentos estão atuando em Supermercado da Rede Queiroz

Publicada em 06/06/2017 Atualizada há 1 ano

Gabriela e Eduarda, no 1º dia do Programa Jovem Aprendiz, no Supermercado Queiroz, em Pau dos Ferros. Foto: Marcilio França

Em março deste ano, o Programa Jovem Aprendiz foi IFRN foi apresentado oficialmente no Campus Pau dos Ferros. E agora, no mês de junho, tem a experiência iniciada com os primeiros jovens estudantes.

Segundo a Lei da Aprendizagem, um jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. Neste meio tempo, o jovem irá receber uma formação única para a profissão em que está se profissionalizando.

Foi durante visita de Thiago Loureiro, responsável pela Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (ASREMT), do IFRN, que os alunos puderam conhecer melhor o Programa, como é o caso das concluintes do curso técnico integrado em Alimentos, Eduarda Cristina Silva (19 anos) e Gabriela Martins Gomes de Souza (19 anos), que iniciaram a sua experiência de trabalho no Programa Jovem Aprendiz. Na última quinta-feira, 1º, as alunas viveram seu primeiro dia de trabalho, no Supermercado Queiroz, primeira empresa em Pau dos Ferros a fazer parceria e admitir estudantes do IFRN para o Programa Jovem Aprendiz. No IFRN, as alunas são orientadas pelo Professor e Coordenador do Curso de Alimentos, Gleison Oliveira.

BENEFÍCIOS
Além de a empresa ganhar credibilidade em adesão ao Programa, o estudante e aprendiz também se beneficia não só com a experiência profissional, como também com o direito à carteira de trabalho assinada. E os benefícios vão além: “Essas alunas podem usar o tempo de experiência como prática profissional para o curso”, comenta o Coordenador de Extensão do Campus, Júnior Sales.

No primeiro dia, as jovens aprendizes já demonstravam empolgação e satisfação com o Programa. “Estou gostando muito. Os funcionários nos receberam muito bem em todos os setores, um dos encarregados está sempre nos dando orientações. Hoje mesmo recebemos informações de como fazer embalagem e depois colocar na área de resfriamento, como é o caso do presunto, da mussarela. (...) Tudo isso a gente vai aprendendo. Tem coisas que até eles também têm dúvida e a gente esclarece”, relata Gabriela.

Para Eduarda Cristina, a experiência está valendo a pena. “Estou gostando, pois estou podendo colocar em prática meus conhecimentos e adquirir mais. É como se fosse estágio com prática mesmo. É a minha primeira experiência de trabalho em empresa e hoje mesmo já comecei na prática”, detalha Eduarda.

O Gerente do Supermercado Queiroz em Pau dos Ferros, Robson Silva, reconhece a importância do Programa e da parceria com o IFRN. “É importante receber esses jovens aqui, ainda mais de uma Instituição como o IFRN. Acreditamos que essa parceria tende a ser produtiva. Já tivemos o primeiro contato com as estudantes e observamos que elas têm vontade, estão até anotando tudo em pranchetas. Na semana que vem faremos uma conversa com elas para debatermos os pontos em que elas possam encontrar dificuldades e a partir daí encontrarmos melhorias”, comenta Robson.

JOVEM APRENDIZ NO IFRN

Até 2016, como prática profissional numa empresa, o aluno do IFRN podia apenas estagiar. Agora, a partir do semestre 2017.1, além dos estágios, poderá participar também do Programa Jovem Aprendiz. A grande vantagem se se compara o Programa Jovem Aprendiz aos Programas de estágio é a inserção do aluno num programa que permite o registro em carteira profissional de trabalho, o que garante os direitos comuns a todos os trabalhadores contratados sob as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O sistema funciona com as empresas cadastradas procurando as instituições de ensino para solicitar indicações de possíveis aprendizes. No Programa, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz, em regra, não excede seis horas diárias. Dentro da estrutura organizacional do IFRN, as vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, nas modalidades integrado ou subsequente. Para os alunos dos cursos integrados, há um requisito extra: os interessados no programa têm de estar no 3º ou 4º ano de curso. Já o estudante do subsequente não tem exigência mínima de currículo acadêmico.
Informações do site da Reitoria do IFRN.