Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SUSTENTABILIDADE

Campus Pau dos Ferros do IFRN recebe usina fotovoltaica

Instalação foi concluída esta semana e, nos próximos dias, entrará em funcionamento

Publicada em 29/04/2016 Atualizada há 1 ano

Usina do Campus Pau dos Feros é a 12ª instalada entre os campi do IFRN. Foto: Marcilio França

Esta semana, o Campus Pau dos Ferros do IFRN concluiu a instalação de sua usina fotovoltaica para geração de energia elétrica a partir da luz do sol.


Formadas por placas (painéis) solares, a usina transformará a energia do sol em elétrica e, interligada diretamente à Cosern, irá possibilitar descontos proporcionais na conta de luz.


A usina está instalada sobre os prédios do refeitório e bloco dos laboratórios. Segundo o engenheiro civil do Campus, Éder Rêgo, a usina é formada por 4 conversores e 440 painéis fotovoltaicos, totalizando uma área de mais de 580m².


A análise dos estudos de previsão e dados meteorológicos da realidade do clima e condições locais ainda está sendo concluída para que se tenha uma noção mais precisa do consumo da usina. Contudo, a estimativa é de que a economia gerada seja em média 40% no valor da conta de energia elétrica. A energia não utilizada ficará à disposição da rede pública da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e poderá ser utilizada pela comunidade. "O valor dessa energia gerada será descontado na fatura de energia elétrica do Campus Pau dos Ferros do IFRN", detalha Éder.


Dentro de até 30 dias a usina deve entrar em funcionamento. "O que falta agora é apenas a intervenção da Cosern", comenta o Engenheiro do Campus. A usina foi instalada pela empresa Alsol Energias Renováveis, de Uberlândia/MG. Depois que o equipamento entrar em funcionamento, será possível acompanhar o desempenhos dos geradores instalados a partir da rede corporativa do IFRN.


Energia solar no IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é a primeira instituição do Estado a contar com o novo sistema regulamentado pela Resolução 482/2012.

A partir da Resolução 482/2012, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês seguinte.