INTERNET

Campus Pau dos Ferros conta com nova rede sem fio, a "eduroam"

Rede wIFRN-Aberta será desativada na segunda-feira, 23.

Publicada em 18/11/2015 Atualizada há 1 ano

Nova rede proporciona mais segurança aos usuários e à Instituição.

Já está em funcionamento a nova rede de internet wi-fi (sem fio) do Campus Pau dos Ferros do IFRN, a "eduroam", rede mais segura que a atual w-IFRN-Aberta.

O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, professores e pesquisadores de instituições participantes obtenham conectividade à internet, através de conexão sem fio (wifi), dentro de seus campi e em qualquer instituição de ensino e pesquisa que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, no Brasil ou no Exterior.

A facilidade é que, em qualquer lugar aonde o usuário encontre a rede eduroam, mesmo dentro de outras instituições, ele vai usar as mesmas credenciais utilizadas dentro da sua instituição para se conectar ao serviço.

Confira como ficam os acessos:

• SERVIDORES (DOCENTES E TÉCNICOS)
    Podem acessar as redes wi-fi eduroam e wIFRN-Corp.
  • ALUNOS
    Podem acessar a rede eduroam.
  • SERVIDORES TERCEIRIZADOS OU VISITANTES
    Devem procurar a recepção do Campus para cadastro e acesso à rede wIFRN-Visitantes.

SAIBA COMO AUTENTICAR NA REDE EDUROAM

Para autenticar na rede eduroam, utilize o seu IFRN-Id seguido de @ifrn.edu.br. Por exemplo, para um docente, supondo hipoteticamente que sua matrícula SIAPE seja "123456", ele utilizará 123456@ifrn.edu.br como identificação de usuário e a senha utilizada nos serviços de rede do IFRN. O mesmo padrão serve tanto para alunos como para Técnicos Administrativos.

Quaisquer dúvidas, basta procurar alguém da equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) do Campus, que fica na sala 7, no pavimento térreo.