PELA VIDA

Campus fecha mês com adesão positiva à campanha mundial “Setembro Amarelo”

Atividades contemplaram alunos e servidores com ações de valorização da vida

Publicada em 04/10/2018 Atualizada há 1 ano

Ao lado da psicóloga, equipe de alunos se reúne durante os intervalos, e promovem apresentações e intervenções, distribuição de abraços e mensagens de valorização da vida. Foto: Ryam Sousa.

No mundo todo, o mês de setembro é simbólico, reunindo organizações públicas e privadas, incluindo de educação, como o IFRN, em prol de ações de valorização da vida, cujas ações se dão através da campanha “Setembro Amarelo”.

No Campus Pau dos Ferros as ações foram variadas, promovidas através de canais físicos ou digitais.

Atendimentos individuais e em grupo, roda de conversa, intervenções com apresentações culturais a favor da vida, entrega de mensagens, correios pela vida foram as principais ações desenvolvidas.

Ainda ao longo do mês, as mídias sociais e uma TV (ocalizada na recepção do Campus), mostravam mensagens (stories) de valorização da vida e combate ao suicídio, incluindo contatos de a quem recorrer.

Correios pela vida
Uma das atividades, iniciadas ainda em setembro, continua, que é o "Correios pela vida". A ação consiste em duas urnas, uma instalada na recepção do prédio principal e a outra do prédio anexo. O objetivo é receber textos - em prosa ou em verso - que provoquem reflexões sobre valorização da vida, através de resposta à pergunta: "O que você falaria para alguém com ideias suicidas?". Segundo a psicóloga do Campus, Shirllane Nunes, os textos serão selecionados e posteriormente socializados.

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Não somente em setembro, mas durante todo o ano letivo, a comunidade acadêmica do Campus pode contar com o apoio dos serviços profissionais da Coordenação de Atividades Estudantis (COAES). Há atendimento de médico clínico geral, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionista e psicóloga. Contatos podem ser feitos através do e-mail: coaes.pf@ifrn.edu.br , pelo telefone fixo (84) 4005 4109 (ramal 6604) ou ainda pessoalmente, na sala 4.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
17/09/2018: Campus promove roda de conversa sobre valorização da vida.