INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Bolsistas do PIBID promovem atividade educativa de Química com alunos de escola pública

Acadêmicos receberam estudantes da Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas

Publicada em 30/05/2016 Atualizada há 1 ano

Bolsistas do PIBID supervisionam alunos durante o jogo com perguntas sobre ligações químicas

Na manhã de hoje, 30 de maio, estudantes da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, de Pau dos Ferros, estiveram no IFRN participando de atividade acadêmica de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Na ocasião, os graduandos curso superior de Licenciatura Plena em Química, e bolsistas do PIBID, Dino Neto, Elizandra Oliveira, Moisés Marques, Rafaell Albuquerque e Selena Pedro, trabalharam com alunos o ensino de química através de xadrez. "É uma ferramenta que objetiva facilitar o ensino da química e ligações químicas através de jogo", relata Dino.

A partir de competições de xadrez, os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Edilma de Freitas exercitaram conteúdos de química e ligações químicas. Através de perguntas, os discentes avançavam ou passavam a vez no tabuleiro de xadrez, cujas peças estavam sinalizadas com elementos químicos da tabela periódica, que estava disponível para consulta.

O PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN vem desenvolvendo diversas atividades dentro e fora do Instituto. Entre as iniciativas, os alunos bolsistas já promoveram ações educativas alusivas à campanha nacional contra o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o professor Caio Sena, o subprojeto Química Pau dos Ferros do PIBID IFRN busca fortalecer a prática da docência, promovendo a atuação direta dos universitários de Química com as práticas de ensino e aprendizagem. O Programa é coordenado pelo Professor do Instituto, Caio Sena, e supervisionado pelo Professor Reginaldo Rêgo, da Escola Edilma de Freitas.

SOBRE O PROGRAMA
O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto IFRN Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI Edital 05/2014 – PIBID/Capes/IFRN 2 nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), ao decreto 7219 de 24 de junho de 2010, às normas do edital 061/2013-CAPES, à portaria CAPES 096/2013 e à legislação em vigor aplicável à matéria.