BASE DE DADOS

Alunos e servidores do IFRN podem participar de treinamento para acesso a bases de dados

Cursos começam amanhã, 23, e focam as plataformas E-book Central e Inspec

Publicada em 22/05/2017 Atualizada há 1 ano

Estela Barreto, Ana Beatriz e Leidjane Alves, alunas do Instituto

A comunidade acadêmica do IFRN dispõe de acesso às bases de dados E-book Central e Inspec. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), êem entre seus objetivos viabilizar treinamentos sobre a navegabilidade nessas bases. Dessa forma, quatro cursos online estão sendo promovidos pela companhia editorial ProQuest.

Para a plataforma E-book Central, haverá 2 treinamentos. O primeiro, “E-book Central: pesquise e encontre os e-books”, tem a finalidade de levar o inscrito a conhecer a plataforma e obter dicas de como pesquisar e encontrar o livro que realmente precisa. A sessão tem duração de 40 minutos e os interessados tem 2 opções de data para realizar o treinamento: 24 de maio, às 14h, ou 25 de maio, às 10h. O segundo treinamento da plataforma, “E-book Central: baixe para computadores, tablet e smartphones”, é voltado para a funcionalidade que permite baixar os e-books para a leitura off-line. Essa sessão também tem duração de 40 minutos, mas apenas uma opção de data: 30 de maio, 10h.

Já para a Inspec, base com mais de 16 milhões de registros, haverá um único treinamento voltado para pesquisa de documentos na plataforma, realizado no dia 23 de maio, às 10h, com 60 minutos de duração.

Os treinamentos serão audioconferências realizadas através de uma ferramenta denominada Webex, que pode ser acessada através de qualquer dispositivo com acesso à internet: computador, tablet ou smartphone. “O foco é possibilitar acesso de toda a comunidade do IFRN. Para tanto, estão sendo oferecidos treinamentos pela manhã e tarde, em dias distintos.” – comentou Darlyne Fontes, responsável pela comunicação científica na Pró-reitoria de Inovação e Pesquisa.

TREINAMENTOS NO CAMPUS PAU DOS FERROS:

Dia 23/5, das 10h às 11h: Laboratório 65;
Dia 24/5, das 14h às 14h40: Laboratório 58;
Dia 25/5, das 10h às 10h40: Laboratório 58;
Dia 30/5, das 10h às 10h40: Laboratório 57.

Para se inscrever é preciso clicar no link referente a cada uma das sessões conforme listadas abaixo:

Ebook Central: pesquise e encontre os e-books (24/05 - 14h)

Ebook Central: pesquise e encontre os e-books (25/05 - 10h)

Ebook Central: baixe para computadores, tablet e smartphones (30/05 - 10h)

Base de dados Inspec (23/05 - 10h)