Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Alunos do Pronatec produzem horta orgânica no Campus

Discentes estudaram teoria e prática, desde a produção até a colheita de hortaliças saudáveis

Publicada em 15/03/2016 Atualizada há 1 ano

Alunos durante aula prática na horta, sob orientação do Professor Júnior Sales

Alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada (curso FIC) de Agricultor Orgânico, ofertado pelo Pronatec, via IFRN, produziram uma horta orgânica.


Implantada na área sul do Campus, ao lado do Ginásio Poliesportivo, a horta orgânica, além de gerar alimentos saudáveis e livre de agrotóxicos, é desenvolvida respeitando fatores ambientais e sociais, servindo, ainda, como ambiente de aprendizado e pesquisa.


Iniciado no mês de dezembro, o curso teve carga horária de 200 horas, contemplando disciplinas básicas específicas, como "Sistemas de Produção na Agricultura Orgânica", "Práticas na Agricultura Orgânica", "Comercialização e certificação", "Empreendedorismo e cooperativismo", ministradas pelo professor Júnior Sales. Essas disciplinas tiveram proveito em três perspectivas: didática, científica e alimentícia.


Além dos aprendizados teóricos e práticos, a horta serviu como ambiente de estudo para grupo de pesquisa do Curso Técnico em Apicultura, além de ter, experimentalmente, produzido alimentos que foram destinados ao refeitório do Campus, beneficiando alunos contemplados pelo Programa de Alimentação Escolar.


Trajetória prática e do aprendizado
No mês de dezembro, os alunos estudaram a teoria e implantação da horta orgânica. Já em fevereiro, ocorreu a primeira colheita. O projeto inicial da horta contempla a produção de hortaliças como: pimentão, quiabo, coentro, alface, abóbora, melancia, melão, feijão macassar, fava e milho.


O PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e implementado no mesmo ano no IFRN. O objetivo é de ampliar e diversificar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos são gratuitos e presenciais nos Campi do IFRN, dando direito ao aluno de receber a Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, referente a despesas de material didático, fardamento, alimentação e transporte.