Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Alunos do Câmpus Pau dos Ferros são selecionados para estudar na Itália

Os estudantes Raimundo Nonato e Estela Naiara, do Câmpus Pau dos Ferros, irão passar um ano na Universidade de Roma Tor Vergata

Publicada em 15/05/2012 Atualizada há 12 meses

Superar as dificuldades em busca de conhecimento. Essa frase resume a história dos alunos Raimundo Nonato Filho e Estela Naiara de Freitas, ambos de 19 anos, selecionados através do Programa Ciência Sem Fronteiras para cursar parte da graduação na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

Estudantes do 5º período de licenciatura em química do Câmpus Pau dos Ferros, eles colocaram como objetivo de vida ser professor na região oeste e contribuir para o desenvolvimento da região, "abrindo portas e janelas de oportunidades" aos alunos da região.

Raimundo Nonato, natural de Marcelino Vieira, é filho de pai agricultor aposentado e mãe dona de casa. A aluna Estela Naiara, residente na zona rural de Pau Branco, no município de São Miguel, tem pai agricultor aposentado e deficiente visual e mãe trabalhadora no setor de artesanato. Ambos sempre estudaram em escola pública e hoje comemoram o resultado da seleção do Programa. "Fiquei muito feliz quando vi o resultado, não acreditei. Saí gritando para a sala da coordenação para contar ao professor Ulysses e ligar para os meus pais", comentou Estela Naiara.

Para o aluno Raimundo Nonato, todos do CâmpusPau dos Ferros ajudaram muito, professores e servidores. "Eu não tinha feito o teste de proficiência em italiano e eunão sabia como fazer. Todo mundo do IFRN acreditou em mim. Eu fui para Natal para fazero teste de proficiência bancado pelo Instituto pois eu não tinha dinheiro para pagar a inscrição no teste. Se nãofosse o IFRN, eu não teria conseguido fazer o exame deproficiência", disse.

Estela Naiara disse que teve um grandeapoio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus Pau dos Ferros, na pessoa do professor Ulysses Vieira, sempre encorajando-a. "Eu tive que ir de van para Natal fazer o teste online no Câmpus Natal-Central, já que a internet de lá é mais estável e não cai. Fiquei hospedada na casa de um professor e voltei para Pau dos Ferros no ônibus do IFRN com os alunos que foram a umevento em Recife, aproveitando a carona".

Os estudantes selecionados tiveram todo o apoio da Direção Geral do Câmpus Pau dos Ferros, na pessoa da Diretora Geral, professora Antonia Francimar, sendo atendidos pelos programas de assistência estudantil. Antes de se submeterem ao teste de proficiência em língua italiana fizeram um curso intensivo, custeado pelo Câmpus.

Tembém foi fundamental a atuação do professor Marcelo Camilo, Diretor de Relações Internacionais do Instituto que chegou a hospedar um dos alunos em sua própria residência e ofereceu todo o suporte necessário durante todo o processo.

Com a seleção, eles irão cursar química durante um ano na Universidade de Roma Tor Vegata, na Itália. "A gente vai em meados de agosto pra lá e vai estudar, durante um mês, italiano. Em setembro é que nossas aulas de química vão começar", disse Raimundo Nonato.

A expectativa e ansiedade tomam conta dos dois. Segundo Estela, "não é todo dia que a gente sai do sertão potiguar e vai para Europa estudar. Será um grandediferencial poder avaliar como funciona o ensino italiano e poder colocar em práticana minha terra. Estou muito feliz".

Os alunos acreditam que no começo será um pouco difícil por causa do frio e fuso horário, mas que com o tempo irão se adaptar. "Será um experiência incrível poder conheceruma nova cultura e novas pessoas, sem falar que eu vou viajar de avião pela primeira vez", relatou Raimundo Nonato.

Os estudantes comentaram ainda sobre a importância da bolsa de iniciação científica. "Acredito que ela fez a diferença no processo seletivo. Queria falar aos alunos de todos os Câmpus que se surgir a oportunidadeem conseguir a bolsa, que eles não pensem só no dinheiro, mas principalmente noaprendizado adquirido. Isso é o que realmente importa", frisou Estela Naiara.