OBR/RN - 2017

Alunos do Campus Pau dos Ferros participam de Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe "Irineu" conquistou medalha de "Melhor Programação"

Publicada em 22/08/2017 Atualizada há 1 ano

Integrantes da equipe "Irineu", ao lado do Prof. Michel Santana. Eles conquistaram medalha "Melhor Programação".

No último sábado e domingo, 19 e 20/8, aconteceu em Natal a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), reunindo dezenas de estudantes de diversas regiões do estado.

15 alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, em equipes de até 4 componentes, participaram da competição. Eles foram orientados pelo Prof. Bonfim Aquino e Michel Santana. Na viagem e Olimpíada, o técnico do Campus, Leoton Barbosa, acompanhou os estudantes.

Embora os alunos não tenham conquistado medalha de ouro, prata ou bronze, destinada aos robôs com melhores desempenho, uma das equipes, denominada "Irineu", conseguiu medalha de "Melhor Programação". A equipe foi composta por: Eduardo Almeida de Queiroz, João Pedro Estevam Dias, Marcus Vinicius Silva Santos e Ítalo Vinícius de Freitas Dias, estudantes do curso técnico integrado em Informática.

Eduardo, um dos estudantes participantes, avaliou como positiva a sua primeira experiência em competição de robótica: "Eu gostei bastante, lá a gente aprendeu muito sobre como é a composição do robô em si, vimos coisas além da sala de aula. Lá a gente ainda aprendeu estratégias de competição de robô, onde colocar marcadores, qual a principal coisa que um robô tinha que fazer, qual a maior dificuldade que o pessoal apontava para a gente tentar incrementar o nosso robô. Tivemos ainda teve que fazer desafios surpresas, tendo a equipe que agir sobre pressão... Foi uma experiência bem interessante." comenta o aluno.

Além da experiência e novos conhecimentos, os alunos já se animam para participar de mais eventos associados à robótica: "Gostamos e pretendemos participar de mais eventos como a Mostra Tecnológica da Secitex do IFRN, Expotec", afirma João Pedro Estevam.

A fase regional aconteceu no Campus Natal - Central do IFRN, reunindo estudantes da Nível 1 (domingo) e Nível 2 (sábado). A programação contou com reunião de líderes de equipe, rodadas da Olimpíada, mostra de robótica, Show da Física, além da cerimônia de premiação.

A OLIMPÍADA*
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
*Informações do site da OBR.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

09/09/2015: Alunos do Campus conquistam 2 medalhas em fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica.