Alunos do Campus conquistam 22 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Premiação rendeu, além de certificados, uma medalha de ouro

Publicada em 26/11/2015 Atualizada há 1 ano

Alunos posam para foto, ao ao lado dos professores Marisa Ribeiro e Luciano Dutra

Nesta semana, 22 alunos do ensino médio integrado, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, conquistaram 22 medalhas, incluindo de ouro, na Olimpíada Brasileira de Geografia, a OBG.

A competição aconteceu em todo o Brasil, envolvendo mais de 853 escolas, com um público participante de mais de 44.000 alunos. No Campus Pau dos Ferros, de um total de 40 alunos, 22 conseguiram medalhas, sendo 17 de bronze, 4 de prata, além de uma medalha de ouro, conquistada pela aluna Nádia Lauane. Os alunos ainda receberam certificados da OBG, cuja prova foi realizada em maio de 2015.

Os alunos contaram com orientação dos Professores de Geografia Marisa Ribeiro e Renato Brasil. A professora Marisa comenta a preparação e engajamento dos alunos desde cedo: "Ainda durante o recesso das aulas, em abril, eles se envolveram e passaram a chamar os amigos do IFRN para participar e, pediram que eu ficasse a frente como professora do IF para que a prova ocorresse no nosso Campus. Quando começaram as aulas, em maio, muitos deles disseram que estavam fazendo grupos de estudo e revisando o conteúdo que cairia na prova".

Com a OBG, os alunos foram além do estudo das aulas de Geografia em sala. "Isso nos incentiva cada vez mais a fazermos com que o ensino não seja apenas um repasse de conteúdo, mas que motive e faça com que os alunos pratiquem seu conhecimento, seja através de eventos como este, seja na sua vida cotidiana. Parabéns aos alunos, não apenas os que conquistaram desempenho com medalhas, mas também aos que quebraram a barreira do ensino-aprendizagem, se tornando um agente multiplicador do saber.​", conclui Marisa.

A OBG
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os temas de interesse da Olimpíada Brasileira de Geografia envolvem a Geografia e as Geociências.
A Olimpíada se desdobra em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. É possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte competitiva.
Com informações do site da OBG.