JOVEM CIENTISTA

Aluno do Campus Pau dos Ferros é selecionado para Diretor Regional/RN da ABRITEC

Jilcimar Fernandes é concluinte do curso técnico integrado em Informática

Publicada em 14/11/2016 Atualizada há 12 meses

Jilcimar Fernandes, apresentando trabalho em Porto Seguro/BA, durante a 68ª SBPC

A Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec) anunciou recentemente o seu mais novo Diretor Regional, representando o Estado do Rio Grande do Norte, o aluno do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Jilcimar da Silva Fernandes.

Concluinte do curso técnico integrado em Informática, Jilcimar é do município de Major Sales/RN. Desde que ingressou no IFRN, aos 15 anos, o jovem descobriu uma paixão pelo universo da computação e informática. Ao longo dos 4 anos, Jilcimar foi despertando interesse e passou a envolver-se com atividades que vão além da sala de aula. Hoje, aos 19 anos, o jovem já acumula em seu currículo projetos de pesquisa e premiações em eventos nacionais e credenciamento em evento internacional.

Contente, o jovem comemora: “fazer parte da ABRITEC é gratificante e recompensador, pois, é uma forma de mudarmos a realidade que nos rodeia, além de contribuir cada vez mais para a ampliação do número de jovens cientistas no Brasil. Assim como o mundo da pesquisa mudou a minha realidade, espero propagar minhas experiências, para ajudar na formação de novos pesquisadores”, comenta Jilcimar em entrevista à Associação. A seleção contou com análise curricular e entrevista, através da qual o currículo de Jilcimar concorreu com o de jovens universitários.

JOVEM CIENTISTA E PESQUISADOR
A trajetória de Jilcimar como pesquisador teve o estopim na sua participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), da qual participou de duas edições. De lá pra cá, o entusiasmo o fez estudar e pesquisar ainda mais, programanado e desenvolvendo aplicativos para celulares, que foi adotado por prefeituras do Estado do RN, como o “Major contra o Aedes”.

Ao longo do curso, novas participações em eventos e projetos de pesquisa foram fazendo parte da vida do estudante pesquisador. Um de seus projetos o “Sistema Eletrônico para Aquisição de Imagens das Palhetas de Ovitrampa”,  recebeu premiação máxima no II Infomatrix Brasil, em setembro, rendendo medalha de platina e credenciamento para o Infomatrix Mundial, que acontecerá em 2017, em Bucareste, na Romênia. O trabalho foi desenvolvido com os seus colegas de curso, Larisse Gabriela e Rhendson Alexandre, tendo como orientador o Professor Me. Bonfim Aquino e coorientadores: Drª Ayla Bizerra e Me. Demétrios Coutinho.

SOBRE A ABRITEC
A Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec) é uma organização sem fins lucrativos. Está estruturada através de Diretorias Executivas e Diretorias Regionais, compostas por jovens estudantes e pesquisadores das cinco regiões do país.

A missão da Abritec vai além da propagação da ciência para o avanço da humanidade. Colabora, entre outras iniciativas, com o apoio ao futuro cientista. A Associação, através de equipes de parceiros, contribui com a divulgação científica por meio de eventos regionais, nacionais e internacionais.

Acesse:

Site da ABRITEC

Anúncio do aluno selecionado no site da ABRITEC

Com informações do site da Abritec.