EDUCAÇÃO QUE ABRE PORTAS

Aluno do Campus Pau dos Ferros é destaque em notícia esportiva do IFRN

Matéria trata do futebol como símbolo de determinação, modalidade em que Renilson Oliveira vem mostrando o seu talento

Publicada em 31/10/2017 Atualizada há 1 ano

Renilson (ao centro) comemorando o troféu de campeão na fase regional dos JIFs 2017

Aluno e bolsista do Programa de Apoio à Formação Acadêmica, na Coordenação de Administração Escolar (Coades), Renilson Oliveira, tem aproveitado as oportunidades que o IFRN lhe proporciona, inclusive no âmbito do esporte. Tanto que representou a seleção de Futebol Masculino na competição nacional de mais alto nível envolvendo os Institutos Federais de todo o país, os Jogos dos Institutos Federias (JIFs). Seu talento no esporte e história de vida ganharam destaque em notícia veiculada ontem (30), no Portal do IFRN. Confira a matéria:

Do intercampi até a fase final dos Jogos dos Institutos Federais 2017 (JIFs), o IFRN mostrou a dedicação de estudantes e servidores que exercem o esporte como ferramenta de aprendizado. Terminadas as disputas, a Instituição se prepara para homenagear os que participaram das competições, em cerimônia que será realizada na manhã desta quarta-feira (1º), às 10h, no auditório da Reitoria. "Além das medalhas e troféus, o mais importante é o espírito de integração e de determinação visto em histórias como a de Renilson", declarou a diretora de Gestão em Atividades Estudantis, Odisseia Gaspareto.

“Não gosto de assistir jogo pela TV, gosto de jogar! ”. Essa fala é de Renilson Oliveira, aluno do curso técnico integrado em Apicultura, oferecido pelo Campus Pau dos Ferros. Integrante da equipe de futebol, o atleta atua como meio-campo; no time, sob comando do professor Judson Cavalcante, Renilson eventualmente exerce a função de líder da equipe: “Na estreia ele foi capitão, mas todo jogo eu mudo a faixa”.

Renilson protagoniza uma história de superação: vivendo no extremo Oeste do Rio Grande do Norte, revela que enfrenta dificuldades para integrar a equipe: “A base do time é do Campus Central, em Natal. Eu estudo em Pau dos Ferros e moro em Rafael Fernandes. Complica bastante. Eu até já pensei em uma transferência para Natal”, disse. Ao ser questionado sobre seu curso, que só é oferecido no campus em que estuda, o jovem de 18 anos dispara: “ao entrar em campo, no Central, eu senti que ali era minha casa, meu lugar, pela equipe e pela maneira que fui recebido. Por isso, digo: eu mudaria de curso pelo futebol. Eu mudaria minha vida pelo futebol, na verdade! ” Essa paixão vem de berço: “perdi meu pai aos cinco anos e não tenho muitas lembranças dele. Minha melhor memória com ele é de nós dois, numa bicicleta, saindo para jogar bola. Costumo dizer que meus primeiros passos foram jogando futebol”, diz, emocionado.

Judson confirma a certeza de que o atleta é movido à paixão: “Renilson entrar no time foi uma decisão minha e um pedido dos outros meninos da equipe. Observei o estilo dele desde Currais Novos (onde aconteceram, em julho, as finais estaduais) e trouxe-o para integrar o time. Ele joga muito, joga por que gosta e tem os requisitos para estar com a gente, que são a habilidade, a disciplina, a determinação e isso basta. Como é apaixonado pelo que faz, já deu certo”. Para integrar a equipe, Renilson, torcedor do Corinthians, de São Paulo, passou por uma peneira e dois treinos até vir para a etapa nacional.

Para saber mais, acesse:

Acesse:

Planejamento é a receita para o sucesso

Jogos Intercampi terminam em clima de confraternização

IFRN sagra-se campeão dos JIFs Nordeste

IFRN se destaca mais uma vez em etapa final dos JIFs