AFS seleciona estudantes para bolsas de estudo e trabalho em países europeus

Interessados devem estar atentos aos respectivos períodos de inscrição

Publicada em 16/07/2018 Atualizada há 1 ano

Interessados devem consultar período de inscrição nas páginas dos Programas

O AFS Intercultura Brasil é uma organização de educação intercultural mundial e parceira do IFRN, que tem como objetivo desenvolver e engajar cidadãos globais. A instituição está ofertando bolsas de estudo e trabalho para a Alemanha e Dinamarca, especificamente para alunos das áreas de meio-ambiente, agricultura e usinas eólicas.

Alemanha
O Weltwaerts Sul-Norte é um programa de desenvolvimento do trabalho voluntário na Alemanha. Diferente do que acontece em outros países, lá o trabalho voluntário é regularizado e fiscalizado por um órgão do governo. Desde 2015 o AFS Intercultura Alemanha é parceiro do governo alemão no recrutamento de jovens motivados e comprometidos e, nesta oportunidade, oferece bolsa parcial. O foco do programa é realizar uma contribuição concreta para uma organização que desenvolve um projeto comunitário (CPO), bem como, aprendizagem mútua e intercâmbio intercultural.

Mais informações sobre este programa podem ser acessadas aqui.

Dinamarca
A iniciativa tem base no trabalho voluntário com foco em energia renovável, ecologia e agricultura na Dinamarca. Para esta oportunidade, os candidatos terão de arcar com os custos. Neste programa de intercâmbio é possível atuar em alguns projetos dentro da área, como trabalhar em um centro de pesquisa em energia renovável que fornece pesquisa, treinamento e informação dentro da área de tecnologias de energia renovável. A missão da organização é reduzir a poluição ambiental através da substituição de combustíveis fósseis e energia atômica por energias renováveis.

A outra opção de projeto é trabalhar em um jardim ecológico no Folk College. A instituição possui uma turbina eólica que fornece energia neutra de gás carbônico juntamente com sistemas solares e geotérmicos. Além disso, tem um “Jardim da Maravilha”, que fornece vegetais ecológicos e frutas para a cozinha da faculdade.

Mais informações sobre este programa podem ser acessadas aqui.

Pré-requisitos
Para o Weltwaerts Sul-Norte, o candidato não precisa de formação especializada para se tornar um voluntário. Precisa ter entre 18 e 27 anos durante o período do intercâmbio (o programa terá duração de 12 meses com embarque a partir de março de 2019) e conhecimento do idioma alemão (mínimo nível A2 completo antes do embarque). Um comprovante de curso de alemão concluído ou em andamento deverá ser anexado no application. O AFS Intercultura Alemanha realizará uma entrevista por Skype, durante o processo seletivo, para avaliar o nível do idioma.

Os candidatos interessados no programa trimestral devem estar na faixa etária dos 18 aos 39 anos; quem visa o programa semestral, deve ter entre 18 e 29 anos. Quanto ao idioma, é necessário Inglês de nível intermediário e, para o processo de visto, precisa ser apresentado um comprovante do nível B2 ou realizada uma prova de inglês no consulado/embaixada.

Para trabalhar no centro de pesquisa dinamarquês, o candidato deve ter um diploma universitário em um campo relevante de energias renováveis. Já para o Folk College ecológico, não há exigência educacional, no entanto, o candidato deve estar interessado em trabalhar em um grande jardim ecológico e poder usar várias ferramentas de jardinagem. No caso dos Folk Colleges agrícolas, os candidatos devem ter uma formação dentro de um campo relevante para a agricultura.

Inscrições
O período de inscrição para cada programa consta em suas páginas. Para mais informações, os interessados devem acessar o portal para a oportunidade em que têm interesse (Alemanha ou Dinamarca), entrar em contato através do telefone 0800 006 4464 ou (21) 99230-1764 (Whatsapp).