Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ADOLESCÊNCIA E CIDADANIA

Alunos do IFRN-Campus Pau dos Ferros visitam a Comunidade Quilombola Pêga, no município de Portalegre (RN).

Publicada em 27/12/2010 Atualizada há 12 meses

Foi concretizado commuito êxito, alegria  e satisfação oprojeto de extensão ADOLESCÊNCIA E CIDADANIA. O projeto ocorreu entre o períodode 20/10 a 15/12 e teve como responsável  a Professora Violeta Maria de SiqueiraHolanda.

 

O Objetivo do projetofoi fortalecer a capacidade crítico-reflexiva dos adolescentes em temáticasrelacionadas ao exercício pleno da cidadania juvenil, considerando a interaçãocultural e os preceitos sócio-políticos de valorização dos jovens enquantosujeitos de direitos.

 

A dinâmica utilizada noprojeto constituiu-se de oficinas interativas pautadas no reconhecimento dosDireitos Humanos e da Política Nacional de Juventude, bem como dos DireitosSexuais e Reprodutivos contextualizados em realidades juvenis.

 

As oficinas pautaramsobre os seguintes temas:

·        Direitos Humanos e Cidadania

·        Juventude e Políticas públicas no Brasil

·        Auto-estima e Comunicação

·        Sexualidade e Direitos Reprodutivos

·        Puberdade Masculina e Feminina

·        Sexualidade e Contracepção (teatro)

·        Doenças Sexualmente transmissíveis

·        Gênero e Diversidade Sexual

 

O encerramento doprojeto culminou com uma visita à Comunidade Quilombola Pêga, no município dePortalegre (RN),  que possibilitou umarica troca de experiências entre os alunos participantes e membros dacomunidade. Além do reconhecimento do território, osjovens dialogaram com os moradores da comunidade, (re)conhecendo suasdificuldades e potencialidades, além de visitarem a Casa de Farinha querepresenta um importante espaço de produção e sociabilidade. .