Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA

Sistema de informação desenvolvido no Campus Pau dos Ferros é adotado pela prefeitura da cidade

Com a implantação, serviços dos agentes de endemias passou a ser informatizado

Publicada em 19/01/2015 Atualizada há 1 ano

Momento da apresentação e entrega dos tablets com o sistema de informação Siade. Foto: Franskin Leite

No ano passado, acadêmicos do Campus Pau dos Ferros do IFRN desenvolveram o "Sistema de Informatização de Agente de Endemias (Siade): Módulo Móvel". O Projeto, além de ser premiado com visita a Portugal, como reconhecimento pelo melhor trabalho da Mostra Tecnológica 2014 do IFRN, foi, neste mês, adotado pela Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).


O Siade incrementa o trabalho dos agentes de endemia, especialmente na rapidez de identificação de focos de dengue. O sistema foi implantado através de aplicativo instalado em dezenas tablets adquiridos pela Prefeitura de Pau dos Ferros e entregues aos agentes de endemias.


O Sistema foi desenvolvido por acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), no  Laboratório de Automação e Sistemas de Informação (Lasinf), do Campus Pau dos Ferros do IFRN. O Siade foi idealizado pelo aluno Gleysson Cristiano Nunes, sob orientação do Prof. Me. Demétrios Araújo Magalhães Coutinho, Me. Manoel do Bonfim Lins de Aquino, prof. Jeferson Queiroga Bezerra, prof. Athur Henrique Garcia Rêgo e Profª Drª Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, esta última do Curso Superior de Licenciatura Plena em Química.


O professor Demétrios Coutinho comemora a implantação do projeto piloto na cidade e afirma que o sistema objetiva desenvolver uma aplicação móvel que visa agilizar as tarefas diárias dos agentes de endemias, facilitando a busca e o preenchimento de formulários por imóveis a serem tratados.


O prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que participou da entrega dos tablets, acatou a proposta e afirma que é importante agregar tecnologia ao trabalho. Em nota publicada no site da Prefeitura, Torquato relatou: “Isso vai se somar à capacidade dos profissionais. E minimizar as margens de erro das coletas de dados”.