REDE FEDERAL

Abertas inscrições para capacitação de professores de Inglês nos EUA

As inscrições devem ser feitas até 15 de julho

Publicada em 17/06/2016 Atualizada há 12 meses

Serão aceitas as inscrições de professores de Inglês em efetivo exercício nos Institutos Federais de Educação, Ciência  Tecnologia

Fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o ensino da língua inglesa estão entre os objetivos da chamada pública para capacitação de professores de língua inglesa. As inscrições vão até 15 de julho próximo. No total, 76 vagas são ofertadas para a capacitação nos Estados Unidos.

Os professores selecionados farão o curso entre julho e agosto próximos, em até oito semanas, com atividades em instituições consorciadas com o Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos.

Esta é a segunda etapa da chamada pública para capacitação em língua inglesa, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao fazer a inscrição, os candidatos terão de apresentar carta de intenções, na qual devem expor a motivação em participar do programa e a forma de aplicação, no retorno ao Brasil, dos conhecimentos adquiridos na capacitação. É necessário também indicar ações e atividades que pretendem desenvolver, como contrapartida, na instituição de origem ou em escolas da rede pública em ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Serão aceitas as inscrições de professores de inglês em efetivo exercício em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas a universidades federais e no Colégio Pedro II.

O candidato deve ter nacionalidade brasileira e obtido nota mínima no exame Toefl [test of english as a foreign language], além de proficiência em língua inglesa. Estarão impedidos de se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

As inscrições devem ser feitas na página da Capes na internet. Mais informações nos endereços eletrônicossetec.capes.nova@mec.gov.br e setec-nova@capes.gov.br e na retificação da Chamada Pública nº 1/2015 do programa Setec-MEC/Nova. O extrato da retificação da chamada pública foi publicado no Diário Oficial da União dia 2 último.