Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Ensino | Cursos / Técnico Subsequente

Técnico Subsequente

Técnico Subsequente

 

São cursos destinados a todos os candidatos que terminaram o ensino médio e desejam ter uma formação profissional/técnica. O processo seletivo é feito através do Exame de Seleção.


::: Curso Técnico Subsequente em Alimentos

Atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico- químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Possibilidades de atuação: Indústrias de alimentos e bebidas. Entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria. Órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor. Indústria de insumos para processos e produtos.   
- Modalidade: Presencial.
- Carga horária do curso: 1600h.
- Duracão do curso: 2 anos.
- Resolucão de criacão do curso: Resolução Nº 04/2009-CONSUP/IFRN, de 22/05/2009.


::: Curso Técnico Subsequente em Apicultura

Executa o planejamento, a implantação, a manutenção e a gestão de apiários. Atua no beneficiamento e processamento de mel, própolis, geléia real e demais produtos da atividade apícola. Acompanha pesquisas sobre produção intensiva e artesanal, terapias com mel, controle de qualidade e aprimoramento de espécies. Comercializa produtos apícolas, organiza feiras e exposições da atividade apicultora, incentivando a realização de negócios no setor ou mesmo a criação artesanal de abelhas. Possibilidades de atuação Apiários e demais estabelecimentos de beneficiamento e processamento e comercialização de produtos da apicultura.
- Modalidade: Presencial.   
- Carga horária do curso: 4.010h. 
- Duracão do curso:4 anos.
- Resolucão de criacão do curso: Resolução Nº 24/2011-CONSUP/IFRN, de 09/10/2011.


::: Curso Técnico Subsequente em Informática
Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Possibilidades de atuação Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.   
- Modalidade: Presencial.
- Carga horária do curso: 1600h.
- Duracão do curso: 2 anos.    
- Resolucão de criacão do curso: Resolução Nº 15/2009-CONSUP/IFRN, de 22/05/2009.

Ações do documento

Página em carregamento