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IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) é uma oferta presencial do Campus Pau dos Ferros do IFRN, situado na BR 405, KM 154, Bairro Chico Cajá, Pau dos Ferros/RN. O projeto pedagógico do curso foi aprovado pela Resolução nº 16/2012-CONSUP/IFRN de 01/03/2012.

DOCUMENTOS DO CURSO    


 

OBJETIVOS DO CURSO

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Os objetivos específicos do curso compreendem:    


  • Oferecer um currículo que associe a teoria e prática no processo de formação dos estudantes;
  • Oferecer um currículo que habilite os tecnólogos à realização competente e ética de projetos de pesquisa voltados para a produção do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares;
  • Oferecer um currículo que permita aos egressos reconstruir e construir conhecimentos científicos e tecnológicos na área especifica de sua formação, como bases indispensáveis à atuação profissional;
  • Proporcionar as condições para que os profissionais tecnólogos possam analisar criticamente a dinâmica da sociedade brasileira e as diferentes formas de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto para que, a partir daí, possa atuar com competência técnica e compromisso ético com as transformações sociais orientadas à construção de uma sociedade justa.

 

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO

O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.


A base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional para:    


  • Articular e inter-relacionar teoria e prática;
  • Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;
  • Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;
  • Resolver situações-problema que exijam raciocínio abstrato, percepção espacial, memória auditiva, memória visual, atenção concentrada, operações numéricas e criatividade;
  • Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação;
  • Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional;
  • Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;
  • Empreender negócios em sua área de formação;
  • Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;
  • Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história;
  • Ter atitude ética no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente social que intervém na realidade;
  • Ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora e;
  • Posicionar-se critica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da  sociedade.
  • Codificar, documentar, testar e implantar sistemas de informação;
  • Compreender e especificar os requisitos e as funcionalidades de um sistema;
  • Conceber e organizar sistemas em partes relacionadas;
  • Definir o modelo orientado a objetos que será implementado para responder aos requisitos o sistema, aplicando padrões de projeto;
  • Definir o modelo de dados que será implementado para responder aos requisitos do sistema;
  • Aplicar conceitos de engenharia de usabilidade no desenvolvimento de sistemas de software.
  • Utilizar processos de software, adequando-os, quando necessário, a situações específicas;
  • Administrar bancos de dados, sistemas operacionais e servidores de aplicação.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

O Curso é coordenado pelo professor Aluisio Igor Rêgo Fontes, integrante do quadro efetivo do IFRN, regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com graduações em Engenharia de Computação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação.  Tem experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação paralela, Computação de Alto Desempenho, Arquiteturas Embarcadas, Teoria da Informação, Correntropia e Rádio Cognitivo. Tem representatividade nos seguintes colegiados: Colegiado do Curso, NDE, NCE e Colegiado da Diretoria Acadêmica.
Horário de atendimento aos estudantes e professores:
9h às 11h30 e das 14h às 17h30 (segunda a sexta-feira).

ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO:    


  • Coordenação de Curso (Apoio à Gestão);
  • Presidir o Colegiado do Curso no Campus;
  • Coordenar o Núcleo Docente Estruturante do Curso no Campus;
  • Planejar, coordenar e acompanhar a execução das atividades pedagógicas do curso em colaboração com a Diretoria Acadêmica e a equipe técnico-pedagógica;
  • Coordenar a organização e operacionalização do Curso, componentes curriculares, turmas e professores para o período letivo;
  • Zelar pela aplicação dos princípios do Projeto Político-Pedagógico e normas da Organização Didática;
  • Realizar o acompanhamento pedagógico dos estudantes no processo ensino-aprendizagem no que concerne à avaliação de rendimentos, avaliação do desempenho docente e avaliação do curso envolvendo docentes e estudantes e equipe técnico-pedagógica;
  • Realizar reuniões sistemáticas junto ao grupo de docentes do curso;
  • Coordenar as atividades de discussão e revisão do projeto pedagógico do curso;
  • Supervisionar a execução do projeto pedagógico do curso;
  • Acompanhar o processo de avaliação utilizado pelos professores em consonância com o projeto pedagógico do curso;
  • Incentivar o desenvolvimento projetos de pesquisas e extensão;
  • Participar das reuniões dos colegiados, conselhos e grupos relacionados ao curso;
  • Fazer circular informações oficiais e de eventos relativos ao curso de forma clara, objetiva e respeitosa, entre os interessados;
  • Acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes do curso;
  • Acompanhar o preenchimento, recolhimento e atualização dos diários de classe;
  • Efetuar levantamento, organizar e encaminhar demanda de vagas para o curso;
  • Colaborar na elaboração de material de divulgação relacionado ao curso;
  • Participar de todas as solenidades oficiais ligadas ao curso, tais como formaturas, aulas inaugurais, reuniões de recepção de novos estudantes e/ou eventos da área que necessitem a presença do coordenador;
  • Coordenar as visitas técnicas realizadas pelos estudantes do curso, juntamente com os professores;
  • Coordenar a elaboração de processos de autorização de funcionamento e (renovação de) reconhecimento do curso;
  • Articular a realização da Avaliação das Condições de Ensino e Avaliação Institucional no âmbito do Curso;
  • Assinar documentos relativos à vida acadêmica dos estudantes no âmbito do Curso;
  • Coordenar a alimentação e manutenção (atualização) dos dados dos sistemas de registros acadêmicos institucionais e do MEC relativos ao Curso;
  • Potencializar a criação/desenvolvimento de núcleos produtivos e de pesquisa no âmbito do Curso;
  • Articular o planejamento de eventos técnico-científicos, culturais e desportivos promovidos pelo Curso;
  • Coordenar o planejamento e a execução da programação de aulas de campo e visitas técnicas do Curso.

 

QUADRO DE PROFISSIONAIS DOCENTES DO CURSO

CORPO DOCENTE:    


  • Aluísio Igor Rêgo Fontes (Coordenador de Curso);
  • Atson Paulo Barreto Santos;
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra;
  • Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho;
  • Francisco Magno Silva de Araújo;
  • Francisco Rosiglei do Rêgo;
  • Francisco Sérgio de Almeida Neto;
  • Jeferson Queiroga Pereira;
  • Francisco Aristônio de Almeida Santos;
  • João Helis Júnior de Azevedo Bernardo;
  • Leandro Luttiane da Silva Linhares;
  • Luís Rodrigues da Silva Filho;
  • Maikon Moisés de Oliveira Maia;
  • Manoel do Bonfim Lins de Aquino;
  • Demétrios Araújo Magalhães Coutinho;
  • Wigna Thalissa Guerra;
  • Alan Klinger Sousa Alves;
  • Gueidson Pessoa de Lima.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE:    


  • Aluísio Igor Rêgo Fontes;
  • Jeferrson Queiroga Pereira;
  • Manoel do Bonfim Lins de Aquino;
  • Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho;
  • Demétrios Araújo Magalhães Coutinho.

 

CATÁLOGO DE PERIÓDICOS

Confira periódicos indicados para leitura :    




Organização das informações:
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ações do documento

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