OBFEP

Solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015 aconteceu no Campus Natal-Central

Cerimônia foi realizada no dia 17/05

Publicada em 24/05/2016 Atualizada há 1 ano

Na tarde do dia 17 de maio, o aluno Gustavo Vieira Queiroz do 3º ano do curso técnico integrado de Mecatrônica, esteve presente na solenidade de premiação da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), ocorrida no ano de 2015. Nesta edição da OBFEP, Gustavo conquistou a medalha de ouro em nível Nacional. Nesta solenidade, o aluno Gustavo estava acompanhado de seus pais, Ivan Domingos e Vanusa Vieira, e do professor Ricardo César Rocha.

Outro aluno premiado do Campus Parnamirim, em nível estadual, foi João Paulo de Queiroz Ribeiro, do 2º ano do curso técnico integrado de Informática. João Paulo não pôde comparecer a solenidade, mas sua premiação foi recebida pelo professor Ricardo César.

A OBFEP foi realizada em todo o Brasil, sendo destinada, exclusivamente, aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio de Escolas Públicas. Esta olimpíada é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - através do CNPq - e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

A OBFEP 2015 ocorreu em 2 fases: na primeira fase foram aplicadas provas com questões de múltipla escolha e na segunda fase provas com questões teóricas e experimentais. Em cada fase, os alunos participantes da OBFEP foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A – alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental; Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio; Nível C –  alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio.

Diante desta conquista, Gustavo diz que, ao realizar as provas, percebeu que tinha se saído bem, mas não esperava conquistar a medalha de ouro. Ele relata que, para atingir uma boa pontuação, foi necessário estudo e dedicação, não só no conteúdo visto na disciplina de Física, mas também nas disciplinas técnicas, próprias do curso de Mecatrônica, citando por exemplo, a disciplina de Eletricidade e Mecânica. Ele também destaca a importância dos professores que incentivam a busca pelo conhecimento.

Confira aqui o Resultado da OBFEP 2015