Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2016

Secitex premia 128 trabalhos de ciência, tecnologia, cultura e inovação

Cerimônia de encerramento aconteceu neste sábado (26). Próxima edição do evento será no Campus Caicó

Publicada em 29/11/2016 Atualizada há 1 ano

Estudantes premiados no 1º Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN

Com um auditório lotado, o Campus Parnamirim realizou no último sábado (26) a cerimônia de premiação dos trabalhos apresentados durante a II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que aconteceu de 23 a 26 de setembro. Ao todo, foram premiados 129 projetos, de 7 eventos que integram a Secitex: Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Parnamirim; Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática; Simpósio de Extensão; Congresso de Iniciação Científica (Congic); Mostra Tecnológica; Prêmio de Empreendedorismo Inovador e Olimpíada de Robótica. 

Estiveram presentes ao encerramento estudantes e servidores participantes da Secitex, o diretor-geral do Campus Parnamirim, Ismael Félix Coutinho, o diretor-geral do Campus Caicó, Alex Diógenes, a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Marilac de Castro, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes, além dos integrantes das comissões organizadoras.

A cerimônia, em clima descontraído, foi apresentada pelos professores Leonardo Duarte e Rodrigo Barreto, do Campus Santa Cruz. Para iniciar os trabalhos, Alex Diógenes anunciou o Campus Caicó como a sede da Secitex 2017, exibindo um vídeo de sobre o Campus. "Foi um grande orgulho receber o convite para sediar esse evento tão grandioso. Sabemos que será um enorme desafio, mas estamos preparados para recebê-los em 2017 em Caicó", comentou o diretor-geral do Campus. O diretor-geral do Campus Parnamirim fez questão de agradecer toda a comissão organizadora do evento, além dos alunos voluntários. "O evento só foi possível com o envolvimento de todos. Desde já nos colocamos à disposição para ajudar o Campus Caicó no que for necessário", declarou.

Olimpíada de Robótica

A II Olimpíada de Robótica do IFRN aconteceu na sexta-feira (25), contando com a participação de 19 equipes de 10 campi do Instituto. Além das medalhas de 1º, 2º e 3º colocados, a atividade credenciou o primeiro colocado para competição de robótica em liceu francês. O prêmio foi resultado de termo de cooperação Brasil-França voltado ao ensino técnico e tecnológico. A grande campeã foi a equipe Fora Temer, do Campus Pau dos Ferros, orientada pelo professor Manoel do Bonfim Lins de Aquino. Em segundo lugar, ficou a equipe Mecamirim, do Campus Parnamirim, orientada por Victor Costa de Andrade Pimentel. Em terceiro, a equipe Onawale, do Campus Santa Cruz, orientada pelo professor Lennedy Campos. 

Hawllysson Gardel viajou de Pau dos Ferros a Parnamirim como o único representante da sua equipe na Olimpíada de Robótica. Contando com o apoio das outras equipes, seu depoimento após saber o resultado reforçou o tom de integração proposto pela Secitex 2016: "Eu não ia competir porque eu esqueci todas as minhas ferramentas, esqueci minha fonte de alimentação e aí ficava realmente inviável. Se não tivessem sido eles que tivessem me acolhido, tivessem deixado o lado de competir de lado e deixado a amizade fluir... Nessa Olimpíada, o que eu mais ganhei não foi a premiação, foram os amigos que eu fiz", declarou o aluno do Técnico Integrado em Informática.

Mostra Tecnológica

A Mostra Tecnológica do IFRN está em sua 4ª edição e vem se consolidando como uma grande vitrine para os projetos de ciências e engenharia desenvolvidos na Instituição. Neste ano, selecionou 35 trabalhos para serem apresentados, todos de grande relevância científica e social. Desses projetos, 8 foram credenciados para eventos nacionais e 3 receberam o prêmio da ABRIC de Excelência em Iniciação Científica. O prêmio é concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), responsável por 2 credenciamentos para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que acontece em Recife.

Na área de Engenharia, ficou em primeiro lugar o projeto Sisadev II - Sistema Sonoro Interativo de auxílio aops deficientes visuais no transporte público, credenciado para Infomatrix Brasil, que acontece em Lages, Santa Catarina. Em segundo lugar, ficou o trabalho Bengala Eletrônica, que ganhou credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo. Em terceiro, "Tecpulse - análise de saúde pelo pulso", credenciou-se para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Já em Ciências, a primeira colocação foi para Chuveco - chuveiro ecológico micro controlado por arduíno", credenciado para a Febrace. O trabalho avaliado como segundo colocado, "Sistema de Automação da Análise Sensorial", foi credenciado para a Fenecit. O terceiro, "Sistema Web para Gerenciamento dos Leilões Agrícolas do IFRN", foi credenciado para a Fenecit.

O trabalho "O Jogo dos Filósofos: uma proposta lúdica e inovadora no aprendizado da Filosofia" foi credenciado para a Fenecit e "Robopub: do lixo ao saber - kit de baixo custo para o ensino de robótica em escolas públicas" para a Mostratec. O último também foi agraciado com o Prêmio ABRI de Excelência em Iniciação Científica, concedido ainda para os trabalhos "Mapeamento e Análise dos efeitos do surto da febre Chikungunya no ano de 2016 no município de José da Penha/RN" e "Transportadora manual de tijolos".

Prêmio de Empreendedorismo Inovador 

Em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a Incubadora Tecnológica Natal-Central (ITNC), o Sebrae e a Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin), o IFRN realizou neste ano seu primeiro Prêmio de Empreendedorismo Inovador, com o objetivo de promover em alunos e ex-alunos o espírito empreendedor. Com 135 inscritos, os participantes tiveram de se juntar em grupos, com pessoas de diferentes campi da Instituição, para desenvolver as atividades propostas. O objetivo final foi propor uma ideia inovadora de negócio e defendê-la na batalha de Pitch, quando podem argumentar sobre as qualidades e oportunidades do negócio. Durante os 3 dias do evento, contaram com palestras e oficinas formadoras. 

A ideia vitoriosa foi a PCDS Jobs, porposta por Eduarad Fernandes, do Campus Parnamirim, Beatriz Pessoa, de João Câmara. e Jefferson Fideli da Silva, do Natal-Central. Em segundo, ficou a Party Help, desenvolvida por Éricles Freitas, do Campus Natal-Central, Gustavo Queiroz, de Parnamirim, Pedro Diniz, do Cidade Alta, e Roseane da Silva, de Parnamirim. A proposta "Ecomassa" ficou em terceiro lugar, criada por 2 estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante: Jackson Marciano e João Paulo Oliveira. Todos eles ganharam notebooks de excelentes desempenhos.

Congic, Simpósio de Extensão, Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática e Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Parnamirim

Os eventos levaram pesquisadores de iniciação científica dos cursos de nível médio e superior do IFRN a apresentarem seus projetos, premiados com certificados de 1º, 2ºª e 3º colocados. Os trabalhos foram avaliados por um grupo de professores e técnicos-administrativos do IFRN, além de pesquisadores externos convidados. Só do Congic foram selecionados 252 trabalhos para apresentação e premiados 70. O Simpósio de Extensão selecionou 148 trabalhos, dos quais 36 foram premiados. Juntos, o Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática e a Semana de Ciência Tecnologia e Extensão do Campus Parnamirim selecionaram 47 trabalhos, com certificados 6 premiações.

SECITEX 

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN surgiu com a proposta de reunir os principais eventos científicos, tecnológicos e culturais da Instituição. Em sua segunda edição, cumpre o objetivo de expor os trabalhos realizados nos 21 campi do IFRN, sendo momento de troca de conhecimentos, mas também de confraternização entre os que fazem o Instituto. Em 2015, a Secitex foi realizada no Campus Santa Cruz, vindo a Parnammirim em 2016 e com endereço marcado para o Campus Caicó em 2017.

Acesse:

Secitex 2016

Listas de trabalhos premiados

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas