Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência, Tecnologia e Extensão

Secitex: comissão prorroga submissão de trabalhos

Congresso de Iniciação Científica, Simpósio de Extensão e Mostra Tecnológica recebem projetos até 1º/9

Publicada em 24/08/2017 Atualizada há 12 meses

Com pouco mais de três meses até o início da 3ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a comissão organizadora do evento divulgou nesta quarta, 23/8, que a submissão de trabalhos teve seu prazo adiado. Os interessados no 13º Congresso de Iniciação Científica (Congic), no V Simpósio de Extensão ou na Mostra Tecnológica agora têm até 1º de setembro para enviarem os artigos de seus projetos/trabalhos.

A prorrogação do prazo contempla solicitação de estudantes e pesquisadores de alguns campi que, em férias, não encontraram tempo hábil para articulação de suas propostas de submissão. Para cada uma das atividades, há uma página de submissão específica no Portal da Secitex.

Realizada desde 2015, a Secitex 2017 acontecerá de 28 a 30 de novembro, no Campus Caicó do IFRN. Além das atividades citadas, o II Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a III Olimpíada de Robótica, a II Mostra Coletiva de Arte e a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) compõem o evento, que traz como tema “A Matemática está em Tudo”.

Congic

A 13ª edição do Congresso de Iniciação Científica do IFRN busca socializar resultados de projetos e pesquisas realizadas em todo o Instituto. Promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), o Congic tem contado com uma média de 500 trabalhos desenvolvidos por alunos e professores pesquisadores da Instituição e de fora dela. Estimulando a curiosidade científica e o espírito investigativo, a realização do evento, que está organizado em oito grandes áreas de conhecimento, busca desenvolvimento de soluções práticas, que envolvam inovação e criatividade. Devido à multidisciplinaridade das pesquisas nos campi, a submissão deve estar incluída em alguma das subáreas apresentadas abaixo:

Artes, Letras e LinguísticaArtes, Letras e Linguística;
Ciências AgráriasAgronomia, Ciências e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia Agrícola, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Zootecnia e Medicina Veterinária;
Ciências BiológicasBiofísica, Biologia Geral, Bioquímica, Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Microbiologia;
Ciências da SaúdeEnfermagem, Educação Física e Saúde Coletiva; 
Ciências Exatas e da TerraAstronomia, Ciências da computação, Física, Geociências, Matemática e Química;
Ciências HumanasEducação, Filosofia, Geografia, História e Sociologia
Ciências Sociais AplicadasAdministração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Economia, Serviço Social e Turismo;
EngenhariasCivil, de Materiais e Metalúrgica, de Minas, de Produção, Elétrica, Mecânica, Química e Sanitária.

Com áreas e subáreas seguindo orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), o Congic terá duas modalidades de submissão de trabalhos: artigos científicos, com apresentação oral, e resumo expandido, para apresentação em pôster.

Simpósio de Extensão

Já o 5º Simpósio de Extensão vem reunir a comunidade acadêmica para discutir as temáticas da área no âmbito dos Institutos Federais e mostrar ao público externo as ações desenvolvidas no IFRN. Com periodicidade anual, o evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) desde 2013.

Composto pela submissão de resumos expandidos, a apresentação dos trabalhos selecionados se dará predominantemente no formato de pôsteres. Haverá, contudo, estandes para destacar trabalhos que incluam na apresentação elementos como: produtos, maquetes, protótipos ou outros recursos audiovisuais. Esses estandes comporão a mostra. Para banner ou estande, os critérios de submissão estão definidos na página do evento no Portal da Secitex 2017

Mostra

A Mostra Tecnológica do IFRN, com foco na inovação e no empreendedorismo, visa apresentar produtos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes e servidores. O objetivo é articular e desenvolver parcerias entre a comunidade acadêmica, empresas e profissionais de ramos distintos, possibilitando troca de experiências entre a sociedade em geral e a tríplice hélice (governo, instituições de ciência e tecnologia e o mercado). A Mostra permite, ainda, o incentivo à cultura investigativa e a integração entre os campi.

Em sua 5ª edição, a Mostra apresentar produtos que foram desenvolvidos através dos equipamentos disponíveis nos laboratórios do IFRN por meio de disciplinas ou de projetos de pesquisa. Os interessados em submissão de trabalhos, que podem culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial e/ou registros de softwares e patentes, devem inscrever seus projetos tendo em mente que, preferencialmente, eles devem das ao público a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade por parte do público visitante. Um dos produtos de edições anteriores da Mostra, o Crab é conhecido nacionalmente.

Secitex

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) é um apanhado dos principais trabalhos realizados por alunos e servidores dos 21 campi do Instituto. Com diversas ações, objetiva ser um espaço de exposição para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo o estado.

Em 2017, as atividades estão sendo organizadas pelo Campus Caicó e conta com o suporte e orientação auxílio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão do IFRN. Tudo isso acontece entre os dias 28 e 30 de novembro no complexo turístico Ilha de Santana, que fica no centro da cidade seridoense. A semana já aconteceu em Santa Cruz (2015) e Parnamirim (2016).

Acesse

Portal Secitex 2017

Congresso de Iniciação Científica submissão de trabalhos

Simpósio de Extensãosubmissão de trabalhos

Mostra tecnológica submissão de trabalhos

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas