Premiação OBR

Resultado expressivo na OBR motiva equipe que realizou trabalho multidisciplinar

Dos 36 classificados para a fase II da OBR Teórica no RN, 10 eram alunos do Campus Parnamirim, o que equivale a 27%

Publicada em 19/12/2019 Atualizada há 12 meses

Alunos e professores felizes com os resultados obtidos na OBR

O ano de 2019 se encerra com um resultado surpreendente da participação dos alunos do Campus Parnamirim na Olimpíada Brasileira de Robótica. A OBR teve em todo país um total de 16.942 participantes com notas válidas. Desse total, 35 são alunos do Campus Parnamirim. Ao todo o Campus inscreveu 47 alunos, dos quais 35 participaram da realização da primeira fase da OBR Teórica 2019. Do total de alunos inscritos no Rio Grande do Norte para a fase II da OBR Teórica, 10 eram do IFRN Campus Parnamirim, correspondendo a um percentual de 27%. Dos alunos do Campus que participaram, 28% foram classificados para a segunda fase, sendo 3 premiados com medalhas de prata (Moises da Rocha Alves, Michelly Dantas Guedes e Sofia Severo Galvão), 2 de bronze (Narciso Nunes de Queiroz Neto e Hartur Souza da Silva) e 18 alunos com certificado de mérito estadual (51%).

Esse resultado tão expressivo é fruto de um trabalho multidisciplinar que aconteceu durante todo o ano letivo de 2019. As atividades de divulgação da OBR aconteceram ainda durante a chegada dos novos alunos ao campus durante a realização do seminário de integração, momento no qual foi realizada uma apresentação com os ingressos com o objetivo de apresenta-los e motivá-los sobre a olimpíada.

Em março foi montado um planejamento para a realização de um grupo de estudos voltados a olimpíada. Este grupo contemplou um reforço nas disciplinas envolvidas tanto na área propedêutica, como na técnica, numa abordagem contextualizada com a robótica. Vários professores contribuíram com esse projeto, dentre os quais: Alberto de Almeida (Geografia), Ariadne de Lima (Biologia), Gustavo Fontoura (Física), Jackson Santos (Química), João Maria do Nascimento (Sistemas de Informação), José Soares Lopes (Eletroeletrônica), Kleber dos Santos (Matemática), Lúcia da Costa (Sociologia), Priscila Seabra (Inglês), Rafael Fontes (Mecânica), Wesley Gomes (Mecânica) Rogério Alves (Química), Romero Tertulino (Geografia), Sandro Pereira (Mecânica), Victor Carvalho (Automação), Tiago Araújo (Eletroeletrônica) e Victor Pimentel (Eletroeletrônica).

Em abril foi realizado um evento motivacional no auditório do campus para os alunos dos cursos técnicos integrados de Mecatrônica e Informática, com a presença da coordenadora nacional da modalidade teórica da Olimpíada, Profª Drª. Sarah Thomaz, as atividades do grupo de estudos também tiveram início nesse momento. O cronograma de encontros do grupo de estudos estendeu-se até Junho, com encontros voltados para estudos nas diversas disciplinas já mencionadas. Em paralelo ao grupo de estudos para a OBR Teórica, o professor doutor José Soares ministrou curso Formação Inicial e Continuada de Arduino para os alunos participantes da olimpíada.

O resultado de todo esse trabalho envolvendo alunos e professores foi que dos 36 alunos classificados para a fase II da OBR Teórica no Rio Grande do Norte, 10 eram alunos do IFRN Campus Parnamirim, o que equivale a 27%. Para o professor José Soares, que orientou os alunos junto com os professores João Nascimento e Vitor Pimentel, A OBR Teórica é uma olimpíada que faz o aluno integrar todos os conhecimentos estudados por ele. O professor diz que é uma satisfação ver os resultados obtidos pelos seus orientandos nesse ano.

Esse ano o professor ofertou um Curso Preparatório para Olimpíadas focado na programação do Atmega 328p e disse estar muito feliz porque quase todos os participantes obtiveram medalhas de prata, bronze e/ou menção honrosa estadual. Ele destaca ainda o empenho de todos os professores e técnicos administrativos que contribuíram com o resultado obtido e garante que para o próximo ano a participação do Campus tende a crescer, pois, segundo ele, o IFRN será sede da OBR, MNR e outras competições e olimpíadas nacionais de robótica.

Relembrando esse projeto

Campus promove evento para motivar alunos a participar das olimpíadas de robótica

Sobre a OBR

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica.

Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

As informações foram retiradas do site da OBR