Projeto Cineciência realiza mais uma sessão de cinema e discussão

Cinema fomenta discussões transdisciplinares no Câmpus Parnamirim

Publicada em 02/08/2013 Atualizada há 1 ano

“Não há genes para o espírito humano”

O Projeto Cineciência realizou na manhã do dia 30 de julho mais uma sessão de cinema e discussão. Dessa vez, o filme foi “Gattaca” (EUA, 1997), ficção científica que se passa numa sociedade em que as pessoas são geneticamente selecionadas antes de serem concebidas — mas nem todas. “Gattaca” narra a história de Vincent Freeman, um homem que foi concebido naturalmente e precisa lidar com desafios de toda sorte para realizar seu sonho de ser astronauta.

Cerca de sessenta alunos compareceram à exibição do filme. Após a exibição, foram discutidas questões sob a ótica da Filosofia, da Biologia e do Direito, encabeçadas pelos docentes convidados Sergio Luis (Câmpus Santa Cruz), Erika Cruz (Câmpus Zona Norte) e Brenda Camilli (Câmpus Natal Central). Nossa constituição genética determina totalmente quem somos? Quais são as implicações éticas e jurídicas de se fazer tal seleção genética? Essas foram algumas das questões abordadas.

Essa foi a terceira sessão do projeto Cineciência no Instituto. O projeto é coordenado pelo Professor Gustavo Fountoura, que conta com o auxílio das bolsistas Alyssa e Raiane Karla.

extensao