Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Professores do Campus participam de capacitação ofertada por Núcleo de Pesquisa

Curso aconteceu durante o mês de outubro

Publicada em 31/10/2019 Atualizada há 1 ano

Durante o mês de outubro, aconteceu no Campus Parnamirim o Curso de curta duração para Capacitação em Fundamentos da Educação Profissional. O objetivo do minicurso foi proporcionar formação continuada em Educação Profissional e introduzir as reflexões sobre as bases da pedagogia crítica, da Educação Profissional e do Ensino Médio Integrado para os servidores do Campus Parnamirim, em especial os docentes bacharéis. Inicialmente, a ação foi planejada para os pesquisadores  membros do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP), no entanto foi constatado interesse por parte da comunidade acadêmica do campus e o curso foi aberto para os demais servidores. 

A professora Priscila Aliança, coordenadora do projeto e líder do grupo de pesquisa, relata sobre a importância desse curso. "A formação do servidor em Educação Profissional é uma demanda perene. Todo professor e técnico administrativo precisa compreender que Educação Profissional não é apenas uma modalidade de ensino, mas também uma área de conhecimento, com princípios e orientações bastante particulares. Quanto mais de nós conhecermos os fundamentos da EP, mais coesos e fortes seremos na hora de lutar por ela". 

O professor Demóstenes Sena relatou como foi participar da capacitação. "Sou formado em Ciência da Computação, e, como bacharel, a minha formação na docência foi (e é) empírica. Cotidianamente, aplico estratégias de ensino e tento melhorá-las continuamente. Entretanto, sinto a necessidade de uma base formal para o que eu vivencio diariamente. E nessa perspectiva, o minicurso "Fundamentos da Educação Profissional" foi muito importante para apresentar e contextualizar historicamente as diferentes linhas do ensino profissionalizante, possibilitando que eu possa me aprofundar nessas metodologias, e, consequentemente, aplicá-las em sala de aula".

Participaram do minicurso cinco servidores e uma aluna. A professora Priscila, animada com a participação dos colegas neste curso, já estuda a possibilidade de levá-lo à outros campi do IFRN, e também,  ofertá-lo na V Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Parnamirim que acontecerá entre 25 e 29 de novembro.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas