CONGRESSO

Professor do IFRN apresenta pesquisa em conferência internacional e faz visita técnica em universidade portuguesa

Pesquisa contou com a colaboração de diversos pesquisadores e busca facilitar os testes de software

Publicada em 29/10/2019 Atualizada há 1 ano

Professor de Sistemas de informação do campus Parnamirim, esteve em visita a terras lusitanas a fim de apresentar os resultados da sua pesquisa de pós-doutorado em Congresso Mundial. Valério Gutemberg viajou com o objetivo de  aproximar a colaboração com renomados pesquisadores do mundo e volta ao IFRN compartilhando os conhecimentos adquiridos.

O professor apresentou o artigo “A Tool for Testing B Translators and Coverage of B Models" no TAP (Tests and proofs)/FM 2019. O FM (Symposium on Formal Methods) 2019 foi organizado por um grupo europeu e tomou neste ano forma de congresso mundial, o que ocorre a cada 10 anos. O trabalho desenvolvido contou com a colaboração dos pesquisadores Diego Oliveira (U. Sherbrooke - Canadá), David Déharbe (ClearSy- França), Martin Musicante (UFRN - Brasil). Durante o evento, diferentes pesquisadores da União Europeia demonstraram interesse na pesquisa.

O trabalho apresentado é uma ferramenta desenvolvida para gerar rigorosos testes de software, a principal contribuição da pesquisa é a aceleração do processo de testes que consumiam vários dias de processamento e passaram a consumir poucos minutos. A ferramenta passou a paralelizar seu processo de geração, o que possibilitou aproveitar a potencialidade do supercomputador da UFRN, em experimentos realizados.

O professor aproveitou a estadia em Portugal e visitou a universidade do Minho, em especial o laboratório de robótica do Campus Azurém, sendo recebido pelo professor Fernando Ribeiro.

Durante a visita, o professor conheceu diversos projetos e eventos, especialmente, os aplicáveis no IFRN (campus Parnamirim), que desenvolve pesquisas em informática e robótica. Um evento em destaque promovido pela UMinho Guimarães, chamado RoboParty chamou a atenção pelo potencial de motivação dos alunos, promoção de um amplo conhecimento em um curto espaço de tempo, estimulação do trabalho em equipe e participação em atividades lúdicas, artísticas e culturais paralelas.

servidores