I WORKSHOP DE MECATRÔNICA

Workshop de Mecatrônica Movimenta Câmpus Parnamirim do IFRN

O evento conta com a presença de professores da Universidade Federal, da Ufersa e de uma Instituição portuguesa, a Universidade do Minho, é o primeiro a ser realizado no estado.

Publicada em 21/03/2013 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de contemplar todos os aspectos da mecatrônica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) promove desde ontem, 20, o I Workshop de Mecatrônica do estado. O evento, que acontece no Câmpus de Parnamirim, é a oportunidade dos alunos da instituição, e da comunidade acadêmica de um modo geral, conhecerem mais sobre esta ciência e trocar conhecimentos.

Durante o evento, os alunos participam de atividades em minicursos e assistem a palestras com profissionais do próprio instituto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade do Minho (Portugal). Entre os temas abordados estão desde os mais genéricos, ligados à mecatrônica, até a aplicação desta área no meio ambiente, por exemplo.

Para o aluno de 15 anos do Curso Integrado de Mecatrônica do IFRN, Victor Mateus Câmara, que participa pela primeira vez de um workshop, o evento está sendo a oportunidade de aumentar o conhecimento nos assuntos de seu curso. “Com as palestras e as discussões do minicurso que eu escolhi estou aprendendo muito. Este evento está permitindo que eu conheça mais da área e me aprofunde em temas que ainda vou estudar em sala de aula”, explica entusiasmado.

Para a realização do evento o IFRN firmou parceria com o Governo do Estado do RN, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapern), com a UFRN, a Universidade do Minho, de Portugal, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). E para o professor José Soares, coordenador e professor do Curso Técnico de Mecatrônica, o evento é inovador e está incentivando os alunos, preparando-os para o ensino superior.

“Durante o workshop, o aluno está indo além no aprendizado dos conceitos mais básicos e nos mais avançados da mecatrônica. Com as palestras, os estudantes estão sendo incentivados a expandirem seus horizontes, conhecendo outras aplicações de tecnologia, como no meio ambiente e no meio hospitalar”, explica José.

Até esta sexta-feira, 22, o evento terá três palestras e continuará com sua programação de minicursos. As atividades começam sempre às 8h00 e se estendem até às 18h00. Os participantes terão direito a certificado, que valerá como hora complementar no currículo acadêmico.

Mecatrônica já ocupa espaço de destaque nas instituições federais do RN

Durante o ano de 2012 O IFRN/RN iniciou a oferta regular do curso técnico de nível médio em mecatrônica. Também neste mesmo ano a UFRN dá início as disciplinas técnicas das primeiras turmas do curso superior de Engenharia de Mecatrônica.

A Mecatrônica integra as áreas de conhecimento em Mecânica, Eletrônica e Controle Inteligente por Computador, cujas competências vêm sendo muito requisitadas no processo de fabricação industrial. A formação habilita o profissional para atividades de dimensionamento, instalação e manutenção em máquinas e equipamentos utilizados em processos industriais automatizados.

Para mais informações, acesse o hotsite do evento: http://wmrn.elasticbeanstalk.com/wmrn/