Palestra sobre o Programa Jovem Aprendiz é realizada no Campus

Encontro aconteceu no auditório Dominguinhos

Publicada em 07/02/2017 Atualizada há 1 ano

Foi realizada, nesta segunda-feira (6), a palestra sobre o Programa Jovem Aprendiz. O palestrante foi o Assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão, o professor Thiago Loureiro. Este momento foi realizado nos três turnos de aula. Durante a palestra foi apresentada a fundamentação legal, os objetivos e os benefícios do programa, além de esclarecidas as competências do aprendiz e a documentação necessária para participação no programa.

De acordo com a regulamentação da prática profissional discente, apresentada na Resolução nº13/2015-CONSUP, a prática profissional será realizada de acordo com as diretrizes previstas no Projeto Pedagógico do Curso em que o aluno esteja matriculado, podendo ser desenvolvida por meio das seguintes modalidades, combinadas ou não: Prática como componente curricular: Projeto integrador e/ou de pesquisa e/ou de extensão; Atividade de metodologia do ensino (aplicável apenas às licenciaturas); Estágio; Atividades acadêmico-científico-culturais (aplicável ao ensino superior); ou Atividade profissional efetiva.

Agora, a partir do semestre 2017.1, os alunos poderão participar, também, do Programa Jovem Aprendiz. Dentro da estrutura organizacional do IFRN, as vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, nas modalidades integrado ou subsequente. Para os alunos dos cursos integrados, é preciso estar cursando o 3º ou 4º ano. Já o estudante do subsequente não tem exigência mínima de currículo acadêmico.

É necessário, ainda, ter entre 16 e 24 anos (incompletos) e ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). "O aluno que não tiver esse documento no primeiro dia letivo de 2017.1 só poderá tentar vaga no período seguinte, de acordo com a modalidade de seu curso”, declarou o professor Thiago Loureiro.

A Coordenadora de Extensão do Campus Parnamirim, Daniella Garcia, ressalta que já foram iniciados os primeiros contatos com empresas da região para a divulgação do Programa no Instituto, destacando o encontro que será realizado - para esse público -, no próximo dia 13 de fevereiro, às 8h30min, no auditório da Reitoria do IFRN. Ela informa, ainda, que as servidoras da Coordenação de Extensão encontram-se à disposição para esclarecer possíveis dúvidas e auxiliar os alunos que queiram participar do referido programa.

extensao