Palestra sobre desenvolvimento de software acontece nesta quarta-feira (3)

Ministrada pelo professor Paulo Meirelles da Universidade de Brasília

Publicada em 03/02/2016 Atualizada há 1 ano

Crédito: Ibnny Afonso Sena Ferreira - COCSEV/JC

Acontece, nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, a palestra: Ágeis, Software Livre e DevOps - Transformando o desenvolvimento de software para e no Governo Federal, ministrada pelo professor Paulo Meirelles da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o professor Paulo, a palestra será um momento de compartilhar e discutir como aplicar práticas ágeis (e de bom senso) que mitigam alguns pontos que são variáveis até para times ágeis; como desenvolver lidando com uma estrutura tradicional sem atingir nossa equipe ágil de desenvolvimento; e como entregar um ambiente complexo, mas automatizado para instalação, configuração, backups e atualizações, resultando em “dez páginas” de comandos autoexplicativos.

A palestra terá início às 14h50min, no laboratório de Línguas e será destinada aos alunos do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

ABORDAGEM DA PALESTRA

O software livre se caracteriza pela colaboração entre equipes e usuários heterogêneos. Inspirada nesse modelo, está sendo criada uma plataforma colaborativa para o Software Público Brasileiro, com mais transparência e eficiência no desenvolvimento de projetos de software do governo. Essa nova plataforma é baseada na integração de ambientes colaborativos, sistemas de controle de versão e de monitoramento da qualidade do código-fonte, e está sendo desenvolvida por uma equipe altamente heterogênea, aplicando métodos ágeis, DevOps e práticas de desenvolvimento distribuído de software. Disponibilizar um conjunto de ferramentas e melhorar a experiência do usuário é o que as equipes da UnB e USP estão fazendo em prol da transformação do desenvolvimento de software no Governo Federal.

*Descrição detalhada:

A nova plataforma para o Software Público Brasileiro foi pensada para contemplar ferramentas que promovam a colaboração e a interação nas comunidades (por gestores, usuários e desenvolvedores) dos projetos, conforme as práticas usadas nas comunidades de software livre. Isso inclui listas de e-mail, fóruns de discussão, issue trackers, sistemas de controle de versão e ambientes de rede social. Para integrar as ferramentas e prover a autenticação única nos serviços da plataforma, um sistema web chamado Colab, que funciona como proxy reverso para os ambientes, está sendo evoluído. Em resumo, o Colab oferece a integração de busca, autenticação e apresentação, provendo um único ambiente ao usuário que tem em seu perfil algumas métricas de contribuições (e-mails para listas, inserções em wikis, cadastros de issue e commits nos repositórios). O Colab foi desenvolvido para o Interlegis (programa do Senado Federal). Por padrão, funciona integrado com o servidor de listas de e-mail GNU Mailman e utiliza o Apache Lucene Solr para a indexação dos conteúdos para as buscas. A partir de 2014, as ferramentas GitLab e Noosfero foram integradas ao Colab para compor o novo SPB. O GitLab é uma plataforma de desenvolvimento colaborativo social integrada ao sistema de controle de versão Git. É o ambiente mais técnico: os repositórios dos projetos do SPB, com páginas wiki, issue tracker e mecanismos de controle de versão de código estão nele. O Noosfero é uma plataforma para rede social e de economia solidária que contém funcionalidades de gerenciamento de conteúdos (CMS), além de permitir a configuração das páginas de usuários e de comunidades de forma flexível. É o ambiente de maior interação com o usuário do SPB, desde os cadastros até o acesso às páginas dos projetos para download, leitura de documentação e contato com os responsáveis. O que foi desenvolvido até aqui está em uso (acessível pela URL: softwarepublico.gov.br) e já supera o antigo portal do SPB, criado em 2007, em muitos aspectos. A integração de todos esses ambientes, compondo um inédito sistema de sistemas web, dependeu (e depende) de muita inovação, em seu processo de gestão e produção, gerando um caso a ser compartilhado com quem se interessa por métodos ágeis, software livre e DevOps, na prática e com qualidade.

O PALESTRANTE

Paulo Meirelles é professor, e atual coordenador de curso, do Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Concluiu seu doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), na área de Sistemas e Software Livre, em 2013. Foi pesquisador visitante na Southern Illinois University Carbondale, Estados Unidos, em 2011. Tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Sistema Embarcados, 2008. Possui graduação em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2005. Também, pela mesma instituição, formou-se como Técnico em Informática (habilitação em processamento de dados), 2001. Suas áreas de interesse são software livre e qualidade de código-fonte. Desde 2006 é sócio da Associação Software Livre.org. Foi consultor do Projeto Participa.Br, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na Secretaria-Geral da Presidência da República. Atualmente, também é pesquisador-colaborador do Centro de Competência em Software Livre da USP. Desde 2013, coordena o projeto de Evolução do Software Público Brasileiro, em desenvolvimento em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.