OBR

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Prova da Modalidade Teórica acontece no dia 2 de junho

Publicada em 17/04/2017 Atualizada há 1 ano

Segue, até o dia 20 de maio de 2017, o período de inscrições para participação na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Segundo os organizadores, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente, de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gerencia a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

Na primeira fase, cada escola aplica as provas teóricas aos seus alunos, por intermédio do professor responsável, na data nacionalmente definida. No Campus Parnamirim, os professores responsáveis por esta aplicação são Victor Pimentel e João Maria Nascimento.

Quanto as inscrições, Victor Pimentel destaca que:

• As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site http://sistemaolimpo.org/;
  • Cada modalidade e níveis têm regras específicas de participação. É importante que o aluno leia com atenção as regras para que sua inscrição não seja invalidada;
  • Cada participante deve realizar apenas 1 (um) único cadastro no Sistema Olimpo;
  • Os estudantes podem fazer o seu cadastro pessoal no sistema, mas não podem fazer a inscrição na OBR, pois esta tarefa cabe ao professor(a)/tutor(a) responsável pelo estudante;
  • O estudante deve ter somente 1 (um) professor(a)/tutor(a) responsável por sua inscrição no sistema Olimpo, mesmo que este estudante esteja participando em 2 modalidades: Prática e Teórica. Um(a) único(a) professor(a)/tutor(a) será responsável pelo gerenciamento da inscrição do estudante em ambas modalidades.

O professor Victor explica, ainda, que a Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, e os alunos do Campus Parnamirim que forem se inscrever participarão no Nível 5, destinado aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio ou técnico, com idade máxima de 19 anos.

Os professores informam que, as Provas da Modalidade Teórica da OBR 2017 (Nível 5), serão realizadas no Campus Parnamirim, na sala B-16, do prédio Anexo I, no dia 02 de junho de 2017, no horário das 13h às 15h.

Mais informações podem ser obtidas com o professor Victor Pimentel, através do e-mail victor.andrade@ifrn.edu.br.

Essa matéria contém informações extraídas do sítio da Olimpíada Brasileira de Robótica.