Ano Letivo 2019

Início das aulas movimenta o campus

Alunos novatos participam do Seminário de Integração Acadêmica

Publicada em 15/02/2019 Atualizada há 1 ano

Seminário de Integração Acadêmica. Crédito: COCSEV/PAR

Na segunda-feira (11), tiveram início as aulas do ano letivo 2019 e os alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados participaram do Seminário de Integração Acadêmica. Este encontro é uma atividade organizada pela Equipe Técnico Pedagógica (ETEP) e conta com ações desenvolvidas por muitos setores do Campus, como por exemplo: Direção Geral, Diretoria Acadêmica, Coordenação de Curso, Coordenação de Atividades Estudantis e Grêmio Estudantil.

Maria José Bezerra, da Equipe Técnico Pedagógica (ETEP), explica que o  “Seminário de Integração Acadêmica tem por objetivo ser um espaço de acolhimento, orientação, diálogo e reflexão, no qual o aluno ingressante começa a conhecer a estrutura de funcionamento do IFRN, especificamente, do Campus, da Diretoria Acadêmica e do Curso escolhido; dá os primeiros passos para situar-se na cultura educativa do IFRN, não só para conhecer as normativas administrativas, como também vivenciar suas primeiras experiências, por exemplo, aos serem conduzidos pelo Grêmio Estudantil em um tour exploratório para conhecer o campus como um todo; recebe informações sobre as formas de acesso aos serviços de apoio ao estudante. É durante o Seminário de Integração que o estudante começa a se apropriar dentre outras coisas, dos seus direitos e deveres enquanto aluno que agora sustenta a marca de ser IFRN”.

Para encerrar essa semana de integração com os alunos novatos, a ETEP, juntamente com a Direção-Geral e Diretoria Acadêmica do Campus, farão, na tarde desta sexta-feira (15), no auditório do Campus, a 1ª reunião de pais/responsáveis dos alunos novatos.

E não são apenas os ingressantes que estão movimentando o Campus, mas os demais alunos que retornaram as aulas. E é neste clima de início de ano letivo que a equipe de Comunicação Social do Campus decidiu apurar as expectativas de alguns alunos novatos e concluintes, uma vez que se trata de um marco na vida de todos eles.

Marcos Vinícius – Ingressante no Curso Técnico Integrado de Mecatrônica

“Estou muito ansioso por este ano. Todos falam bem do IF. O Seminário de Integração está mostrando que as coisas são bem legais. Tivemos um tour e vi que a escola é gigante. Estou muito ansioso para começar as aulas e vou fazer de tudo para tirar notas boas para me igualar ao nível da Instituição. Lá no meu colégio, todo o mundo falava bem do IF. Então muitos queriam vir pra cá. Eu sabia que tinha capacidade de passar na prova, eu queria estudar em um colégio bom e sem precisar pagar, e estou muito feliz por ter tomado essa decisão”.

Erick Kawuan – Ingressante no Curso Técnico Integrado de Mecatrônica

“Eu tenho várias expectativas para 2019, que é meu primeiro ano no IFRN. Foi uma oportunidade gigantesca vir pra cá. Meu sonho foi realizado porque estudei o ano inteiro. Meu curso preparatório foi público, trabalho voluntário de uma igreja. Eu não acreditei quando recebi a nota de que tinha passado. Foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Saber que eu teria um ensino de qualidade, de ter uma oportunidade maior de ingressar na UFRN. Eu tenho várias expectativas: estudar bastante, fazer novas amizades. Eu espero não reprovar em nada, sair em quatro anos. Eu só tenho a agradecer a todos vocês”.

Alisson Luan – Concluinte do Curso Técnico Integrado de Informática

As minhas expectativas para esse ano são de estudar bastante para concluir o curso, tendo um bom desempenho nas provas e trabalhos finais. Para que, ao término do ano, eu possa me formar, além de estudar também para o Enem com intuito de entrar na Universidade Federal. O IFRN representou para mim uma escada de aprendizagem. A preocupação em formar profissionais de qualidade foi suprida pelo ensino de qualidade. Já o Campus Parnamirim em si tem uma característica bem singular de formar profissionais, não somente com o ensino técnico, mas desenvolvendo a área humana de seus estudantes, através das palestras ministradas durante esses anos e de possuírem professores bastante comunicativos, entre outros fatos, revelando para nós, estudantes, que o bom profissional é aquele que domina bem tanto um trabalho singular quanto um trabalho em grupo.

Yasmim de Azevedo – Concluinte do Curso Técnico Integrado de Informática

"Para este último ano quero focar nos meus objetivos como aluna. Espero terminar o ano com diploma na mão e se possível ingressar em uma universidade federal. O IFRN representa para mim uma educação pública de qualidade, algo que só consegui quando entrei nesta instituição. Os professores e servidores do Campus Parnamirim, me possibilitaram experiências e conhecimentos que me tornou uma aluna e profissional melhor".

Izabela Bezerra – Concluinte do Curso Técnico Integrado de Mecatrônica

"Minhas expectativas para meu último ano no IFRN é aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento de projeto ou de estágios na área do meu curso, para poder usufruir das disciplinas de tal maneira que eu possa atuar futuramente em alguma empresa, utilizando todo conhecimento ofertado pela Instituição ao logo desses 4 anos. Conseguir também uma aprovação na Universidade e deixar uma atitude positiva no Campus, não só por meio do curso, mas também por medidas que possam facilitar a inclusão e expressão de todos por meio de coletivos aos quais faço parte. O IFRN é uma porta que se abre para inúmeras possibilidades!"