Menção Honrosa

IFRN Câmpus Parnamirim Foi Destaque em Olimpíadas Escolares

Na Obmep e na Viagem ao Conhecimento estudantes do câmpus obtiveram destaque e Instituto já se prepara para continuar com bons resultados

Publicada em 03/04/2013 Atualizada há 12 meses

José, Mateus, Hellen e Pedro (a partir do canto superior esquerdo).

Em 2012, os alunos do IFRN Câmpus Parnamirim participaram de duas importantes competições nacionais, que testaram o grau de conhecimento e interesse dos estudantes em duas disciplinas: matemática e geografia. A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – Obemp e a Viagem ao Conhecimento (de geografia) concederam menções honrosas para os estudantes do IFRN Parnamirim, para orgulho de pais e professores.

Hellen Oliveira e Pedro Sousa, ambos do Curso Integrado em Mecatrônica, se destacaram entre os alunos do Rio Grande do Norte na oitava edição da Obemp, obtendo excelentes notas nas duas etapas da olimpíada. Segundo eles, apesar do peso que carrega a prova, fazer as duas fases não foi tão difícil. “Na primeira prova, que era somente objetiva, não senti nenhuma dificuldade, apenas na segunda, que era com questões subjetivas, é que tive mais trabalho”, explica Ellen.

Fazendo coro à colega, Pedro afirma que a preparação para a Olimpíada aconteceu de forma muito intuitiva. “Contamos com o apoio dos professores e da direção do câmpus, mas o fato de já termos uma boa bagagem na disciplina foi fundamental”, afirma.

Já os estudantes José Ricardo, do Curso Integrado de Mecatrônica e Mateus Rodrigues, do Integrado de Informática – ambos do primeiro ano – ficaram entre os cinco estudantes do estado que conseguiram obter menção honrosa da National Geographic Brasil, que é a organizadora da Viagem do Conhecimento, considerada a maior olimpíada de geografia do país.

Os estudantes acreditam que a prova é mais que um medidor de conhecimentos, serve para estimular a busca por novas maneiras de compreender a geografia, contextualizando-a. “Essa foi a segunda vez que fiz a prova, e pude ver minha evolução de um ano para o outro. Fiquei surpreso, mas orgulhoso, pois sei que esse resultado é reflexo do meu empenho”, afirma José.

Para Mateus Rodrigues, a participação nesta olimpíada ajuda a valorizar ainda mais a geografia e vislumbrar uma aplicação da mesma nos cursos do IFRN Parnamirim. “Todo conhecimento que adquirimos é válido e não é estranho se pensar uma forma de unir a geografia com a informática ou a mecatrônica, por exemplo. Isso é possível”, explica.

Somando Novos Talentos Para o Brasil

Desde meados de fevereiro deste ano já se encontram abertas as inscrições para a 9ª edição da Obmep, seguindo até o dia 5 de abril. Os alunos devem acessar o site da Obmep e ler o regulamento antes de realizar a inscrição. A primeira fase das provas tem início dia 4 de junho, em horário definido pelas escolas.

Segundo Danielle Nunes, professora de matemática do Instituto, a participação em eventos como este enriquecem o currículo do aluno e permite que o mesmo seja visto de forma diferente pelas instituições de ensino superior. “Acredito que o ganho de conhecimento e esse destaque que o aluno ganha, devem ser o maior estímulo que os eles devem buscar para participar da Obmep ou de qualquer outra olimpíada escolar.”, afirma.

“Nossa expectativa é de que mais alunos participem novamente Obmep e obtenham melhores resultados. Os alunos são sempre estimulados pelos professores a participar e levar a prova a sério, pois temos confiança na capacidade de todos”, completa a professora Danielle.

Os estudantes José e Mateus, assim como todos os alunos que participaram da Viagem do Conhecimento, contaram com o apoio e a dedicação do professor de geografia do Instituto, Alberto Lima, que foi o principal incentivador da participação dos estudantes na olímpiada. “Por ser um prova tão específica, trabalhamos com os alunos questões de provas anteriores, o que serviu para dar uma noção do que eles deviam esperar”, disse.

Para ter acesso a mais informações sobre a Obmep 2013, e as questões das provas anteriores, basta acessar o site http://www.obmep.org.br/. E se você quiser saber mais sobre a Viagem do Conhecimento visite o site http://www.viagemdoconhecimento.com.br/.