Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Segurança Pública

Gestores do IFRN debatem parceiras com o Comando da Polícia Militar

Objetivo principal é aprimorar a segurança em torno dos campi do Instituto

Publicada em 17/03/2017 Atualizada há 1 ano

Gestores do IFRN foram recebidos no gabinete do Comando Geral da PM

Na busca por apoio a demandas internas, de patrulhamento nas áreas dos campi e da construção de ações educativas de seus públicos no quesito segurança, um grupo de gestores do IFRN foi recebido pelo coronel Azevedo, comandante geral da Polícia Militar do RN. O encontro aconteceu na tarde desta quarta (15). Na oportunidade, além do reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, estiveram presentes os diretores-gerais dos campi Natal-Cidade Alta, Carlos Eduardo Campos Freire; Natal-Zona Norte, Valdemberg Pessoa; Parelhas, Gerlúzia Azevedo; Parnamirim, Ismael Felix Coutinho, e São Gonçalo do Amarante, Marilac de Castro.

A reunião tratou ainda da possibilidade de parcerias para convênio de estágio dos estudantes do Instituto naquele órgão de segurança pública. Presentes à reunião, estavam também os comandantes do policiamento do interior, da região metropolitana e o subdiretor de ensino da corporação: tenente coronel Trigueiro, coronel Osmar e tenente Arthur, respectivamente.

Logo no início, o professor Wyllys apresentou o IFRN em números, passando a palavra a seus colegas gestores. Um a um, os diretores falaram sobre suas experiências no enfrentamento diário dos problemas de segurança pública, destacando a importância do trabalho da força policial militar nas ações ostensivas de combate e prevenção ao crime. O Coronel Azevedo, em sua fala, ressaltou a ascendência dos educadores na conscientização dos estudantes, mostrou-se disposto a firmar parcerias e propôs o diálogo entre cada um dos gestores envolvidos com os comandantes da região em que os campi atuam.

Para o professor Wyllys Tabosa, a reunião teve um saldo positivo, pois “permitiu um primeiro contato, onde nós pudemos falar sobre nossas demandas e, também, ouvir dos gestores à frente da polícia militar do estado o que é possível ser feito”, disse. A ideia, agora, é a definição de uma agenda de trabalho conjunta. 

Já para o comandante da PM, o coronel Azevedo, é com a troca de experiências que a parceria pode funcionar. “Temos nossas demandas aqui, também. Enquanto podemos ir aos campi para passar orientações e procedimentos de segurança, professores e alunos podem atender algumas necessidades do Comando, com o uso dos conhecimentos de sala de aula. 

Bastante antenada nas questões de segurança e, também, nas possibilidades de apoio mútuo, a professora Marilac, diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, disponibilizou o Núcleo de Extensão e Prática Profissional – NEPP como possível ferramenta de parceria. Após a troca de contatos e a formalização protocolar de um ofício em que as demandas do IFRN foram descritas, o grupo de gestores entregou a cada um dos comandantes presentes um exemplar do livro “Por dentro do IFRN”, que narra e ilustra oito anos (2008/2015) de expansão do Instituto no Rio Grande do Norte.

NEPP – Núcleo de Extensão e Prática Profissional

O Núcleo de Extensão e Prática Profissional – NEPP – é um projeto, sem fins lucrativos, com o intuito de suprir as demandas de prática profissional para os alunos do IFRN. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, o NEPP, além de proporcionar a prática profissional aos alunos, vem oferecendo serviços técnicos, de forma gratuita, à comunidade carente, instituições filantrópicas, além de servidores e alunos do Instituto. Os alunos atuantes nesse projeto desenvolvem atividades relativas à sua formação técnica utilizando softwares, além dos conteúdos passados em sala de aula.