Esporte Orientação

Esporte Orientação é vivenciada pelos alunos do integrado

Alunos do Integrado trabalham atividade como conteúdo das aulas de Educação Física.

Publicada em 11/10/2013 Atualizada há 1 ano

Os alunos do curso integrado do câmpus Parnamirim vivenciaram uma atividade diferente hoje, 11/10. A equipe de educação física realizou uma prova prática sobre a modalidade esportiva: Esporte Orientação. Esse conteúdo foi abordado ao longo do segundo bimestre e teve a prova prática como a culminância do processo pedagógico desenvolvido ao longo de quatro encontros. Na Oportunidade, os alunos puderam conhecer a história do Esporte, sua inserção no Brasil e no Rio Grande do Norte além de aprenderem sobre técnicas introdutórias de orientação e manuseio de mapas.

O evento foi organizado pela estagiária de ensino de Educação Física Dandara Queiroga, sob a supervisão do professor Alison Batista e contou com o apoio do clube de orientação potiguar que cedeu implementos, como prismas oficiais e grampeadores de mapas, para tornar o evento mais próximo possível da realidade, além disso, o clube auxiliou na realização e cronometragem da prova.

Durante a atividade os alunos percorreram um trajeto que deveria ser completado em no máximo 25 minutos, por meio da orientação de mapas específicos da modalidade esportiva.

A proposta do ensino de esportes ligados à natureza surge como uma possibilidade de romper a perspectiva tradicional de ensino da educação Física, em que há uma hegemonia de esportes como o Futsal, o voleibol, dentre outros.