RECONHECIMENTO

Ensinar e inovar: o caminho do IFRN em direção ao Prêmio Professores do Brasil

Projetos desenvolvidos por professores das disciplinas de Educação Física e Biologia conquistaram o prêmio na categoria ensino médio

Publicada em 26/10/2017 Atualizada há 1 ano

Alison Batista, do Campus Parnamirim, foi o vencedor da categoria, enquanto Carolina Corado, do Campus Natal-Cidade Alta, recebeu a distinção de destaque

Uma iniciativa do Ministério da Educação, o Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Dois professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte foram premiados na categoria Ensino Médio da edição 2017. Alison Pereira Batista, do Campus Parnamirim, foi o vencedor da categoria com o projeto “LUZ, CÂMERA, AÇÃO! Uma experiência pedagógica com o ensino do esporte”. Carolina Corado, do Campus Natal-Cidade Alta, foi destaque do estado com o projeto “Aprender a relaxar e relaxar para aprender: metodologias ativas de ensino em Biologia”.

De acordo com o professor Alison Batista, o projeto desenvolvido no Campus Parnamirim é fruto de uma intervenção pedagógica realizada em parceria com membros dos Grupos de Estudos Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como forma de colocar em prática discussões teóricas, desde 2012 o Campus Parnamirim tem sido beneficiado com ações realizadas pelos grupos. O professor afirma que as pesquisas contribuem para repensar o ensino da Educação Física nas escolas. O projeto premiado foi desenvolvido no primeiro bimestre de 2016 e teve como foco o ensino do esporte por meio da linguagem cinematográfica, a partir da pesquisa de mestrado "Educação Física Escolar & Cinema: experimentando novas formas de ensinar no ensino médio". A culminância desse projeto se deu com a I Mostra de Curtas Esportivos do Campus Parnamirim. "O projeto tem sido apresentado em congressos e bastante reconhecido por diversos pesquisadores e profissionais", destacou o professor.

Nas aulas de Biologia do Campus Natal-Cidade Alta, a professora Carolina Corado desenvolveu um projeto voltado para o combate da ansiedade e do estresse, muito comuns na rotina dos alunos, principalmente no período de atividades avaliativas. Nesse sentido, o projeto premiado tinha como objetivo desenvolver estratégias para tranquilizar os alunos no momento das avaliações. Para isso, a professora utilizou técnicas de meditação no início das aulas, também fez uso da bola para os alunos relaxarem; ela inovou até mesmo na aplicação das provas, ao invés de ser impressa em papel branco, em formato de retrato, a prova foi impressa em papel azul, em formato de paisagem. Além disso, a professora não colocou quantos pontos valia cada questão, mas sim as habilidades que seriam avaliadas. “O projeto foi pensado de forma que o aluno se sentisse confortável para aprender, para que ele tivesse uma relação com a aprendizagem mais tranquila, ao invés de ser algo de caráter obrigatório. A forma como o aluno se relaciona com a aprendizagem, a emoção dele conta muito com para o sucesso do processo”, afirmou a professora.

O Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Em sua 10ª edição, apresenta seis categorias: Educação Infantil: Creche; Educação Infantil: Pré-Escola; Ensino Fundamental: Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos; Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º Ano; Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano; e Ensino Médio. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.